1. O que é o melasma?
O melasma é uma disfunção na concentração de melanina, substância responsável pela pigmentação da nossa pele. É caracterizado pelo aparecimento de manchas acastanhadas, com bordas irregulares, geralmente em áreas mais expostas ao sol como o rosto, colo e braços. São mais frequentes em mulheres mas também pode afetar homens.
2. O que causa o Melasma?
Não há uma única causa definida, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar. A predisposição genética, uso de anticoncepcionais e gravidez também podem contribuir para o aparecimento do melasma.
3. O que pode piorar o Melasma?
Além da radiação do sol e luz artificial, ele pode ser agravado pelo calor, uso de anticoncepcionais, alterações hormonais e até mesmo o estresse.
4. Como tratar e manter controladas as manchas nesse calor do Amapá?
Como as manchas pioram com a radiação solar e também com o calor, é necessário usar protetor solar diariamente e reaplicar a cada 3 horas, inclusive em dias nublados ou chuvosos e até mesmo dentro de casa. Evitar exposição direta ao sol, usando chapéu, óculos solar e sombrinha. Cuidado com o calor ao cozinhar e passar roupa, pois também pode piorar o melasma.
5. Quais medicações e tratamentos mais eficazes?
Apesar do melasma não ter cura, é possível clarear bastante as manchas e recuperar a autoestima dos pacientes. Existem medicações tópicas com ativos clareadores, como Ácido Tranexâmico, Ácido Kójico, Alfa Arbutin, Ácido Glicólico, Ácido Fítico, Niacinamida, Ácido Azeláico, entre outros, que têm excelentes resultados e ótima segurança. Também existem medicamentos orais que ajudam na melhora das manchas e claro, não podemos esquecer do protetor solar, que é essencial para o tratamento. Em alguns casos de melasma pode ser necessária a realização de procedimentos dermatológicos, como peeling, laser e tratamentos injetáveis ou por pressão pneumática para que os ativos clareadores atinjam as manchas mais profundas.
6. Qual o protetor solar mais indicado para quem tem melasma e quantas vezes precisa ser reaplicado?
O protetor solar ideal nesses casos são os que têm cor, pois ajudam a proteger da luz visível (lâmpadas, computador e etc…), além da radiação solar e com um fator de proteção solar (FPS) acima de 50. Deve ser reaplicado em média a cada 3 horas e usado diariamente.
7. Quais as novidades sobre o melasma? Tem alguma perspectiva de cura?
Existem muitos estudos e pesquisas no mundo todo buscando tratamentos e cura para o melasma, com novos ativos e tecnologias, uma tendência de associação de procedimentos para melhores resultados, o que nos permite hoje deixar os pacientes cada vez mais felizes, apesar de atualmente ainda não termos nenhuma evidência de cura.
Convidada
Ana Paula Moreira de Souza
Médica pela Universidade Federal do Pará. Dermatologista pela Fundação Souza Marques. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Diretora da Clínica Renovance.
CRM-AP 1007
RQE 701
Contato: (96)99132-6008
Instagram: @anapaulamoreira_dermato