Carinho é um poder que todos temos, vem “de fábrica”, como uma espécie de instinto que nos liga a outros seres e nos mostra que somos todos interdependentes…
Então, o afeto carinhoso ou “o amor” é um poder que nos auxilia a viver melhor em comunidade no planeta e dá mais sentido, união, alegria e saúde para quem nutre a corrente de carinho.
Algumas pessoas precisam acordar esse poder, outras já praticam e tornam o mundo um lugar mais gentil e menos hostil.
Você pode estar se perguntando agora: mas eu vejo tanta violência e ódio no mundo, será mesmo que todos temos o poder do amor, do carinho?
Sim, todos temos o poder do amor. E, embora os aprendizados de violência repetidos ou drásticos, em certas situações extremas, teçam marcas de forma a moldar nosso lado mais duro e não amoroso, o amor é uma das poucas “armas” capazes de virar o jogo, e trazer até paz em meio à guerra, como vários líderes mundiais já vêm nos ensinando: Mandela, Gandhi, Malala…
Pratique o bem, pequenos gestos de carinho e atenção, são imensos para quem os recebe.
Nunca se esqueça de fazer o bem aos outros. Porque quando tentamos dar nosso melhor a quem nos rodeia acabamos sempre por receber muito mais. Esse é um princípio baseado em amor que enriquecerá muito nossa vida.
Todos os dias existem inúmeras oportunidades para estendermos nossa mão. Um gesto bondoso, um sorriso amoroso, uma palavra de carinho pode parecer pouco, mas é capaz de fazer diferença para quem nada tem.
As crianças, desde bebês, são afetadas pelo modo como demonstramos nossos sentimentos a elas: olhares, gestos, atitudes, posturas são impactantes, mesmo que elas ainda não tenham condições de expressar de uma maneira estruturada.
A indiferença o agita, perturba, enquanto a atenção carinhosa, o alegra e acalma.
A onda de carinho depende de cada um fazer a sua parte, diariamente, e começa por amar e dar carinho para a gente, cuidando do corpo, da mente, da alma, de respirar, de sorrir, de dizer não, de dizer sim, colocando limites para o que não é possível ou o que não nos faz bem, e dando espaço para o que nos alimenta e nutre de amor.
Vamos começar a praticar o poder do carinho? Comece com gentileza, com carinho por você. Aos poucos, inclua as pessoas ao redor.
Não force atitudes apenas para agradar, faça coisas que estão ao seu alcance e que sejam de coração. O mundo agradece e o poder do amor mantém a roda do bem girando e dançando!