Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Colunista > Eider Pena > Lockdown do Campo: Apagão produtivo.
ColunistaEider Pena

Lockdown do Campo: Apagão produtivo.

Eider Pena
Ultima atualização: 20 de março de 2021 às 20:38
Por Eider Pena 4 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

Temos acompanhado o avanço da pandemia em todo país. Uma situação de fato alarmante. Fui vítima da Covid-19 e sei o desafio que é enfrentar essa doença. Cheguei a ir para a UTI com pouca chance de sobreviver, mas obtive a graça de Deus para continuar. Em retribuição ao dom da vida, ainda quero dedicar meus dias para ajudar quem sonha com um Amapá fértil.

Ainda falando sobre a pandemia, como forma de conter o avanço, muitos governadores decretaram o isolamento social rígido, ou como tem sido comumente chamado “Lockdown”.

Diferentemente do ano passado, o Lockdown desse ano, em todo o país, não veio, ainda, acompanhado de auxílios para trabalhadores informais, muito menos para pequenos e microempreendedores. A situação é desesperadora quando alguns empresários tem que decidir se demitem funcionários para continuar a operação ou se fecham as portas, levando todos ao fim da linha.

Em vários estados e inclusive aqui no Amapá houve manifestações de pessoas contra o Lockdown, alegando que “qualquer atividade que põe comida na mesa é essencial.” O mérito dessa questão deixarei para outro momento, mas permitam-me fazer uma analogia ao setor agrícola do Amapá.

Ao ver as reportagens dos protestos, amigos leitores, não tive como não lembrar do que já vi e ouvi de homens e mulheres de mãos calejadas. Ao ver o homem da cidade brigando para trabalhar, me veio a mente os inúmeros entraves e as burocracias que tem atrapalhado o produtor rural.

O homem da cidade tem descoberto agora, somente agora, com o Lockdown, o quanto é ruim querer trabalhar, desejar produzir e não conseguir. Posso afirmar a vocês, categoricamente, que o trabalhador do campo já vive em um Lockdown há muitos anos e sem nenhuma pandemia justificável para tal.

Já vive em um Lockdown o agricultor familiar que tem dificuldade em ter suas terras, lutando contra a morosidade do Incra, em uma promessa constitucional de reforma agrária que nunca aconteceu plenamente.  

Já vive em um Lockdown o pequeno produtor que paga para trabalhar. Já vive em Lockdown o empresário do agronegócio que acreditou na promessa de um Amapá Produtivo e não consegue suas licenças e está sob ameaça, a contragosto, de sair do nosso estado por não conseguir manter a produção sem incentivos e financiamentos.

O Lockdown do campo já é uma realidade que existe há muito tempo. Sei que você pode imaginar que estou escrevendo apenas pelos grandes, mas pode ter certeza que não. São desafios comuns de grandes, pequenos e até mesmo dos assentados. Já vivem em Lockdown aqueles que são colocados relegados em um espaço sem nenhum tipo de infraestrutura.

A equação é muito simples e para torná-la ainda mais didática, usarei de palavras que fazem parte, infelizmente, de um passado e presente próximo do Amapá: O Lockdown do campo gera um APAGÃO produtivo.

E o argumento da essencialidade? Na lógica daquilo que põe a comida na mesa, não há nada mais essencial do que o trabalhador do campo, seja grande ou pequeno. É o essencial do essencial. Essencialíssimo. Sem ele ninguém come. Mas nem por isso conseguimos criar um ambiente de apoio popular para a agricultura. Nem por isso conseguimos ir a frente dos palácios, dos órgãos, dos tribunais, fazer com que a voz rouca da enxada, do ancinho ou das máquinas chame à atenção.

O homem da cidade rápido se organiza e consegue fazer sua voz ser ouvida. Infelizmente o homem do campo está relegado a um isolamento sócio-econômico-cultural que parece ser eterno.

Não bastasse já o caótico quadro que tenho mostrado a vocês desde semana passada, foi agora desferido contra o Amapá o golpe fatal dado pelas penas do Ministro Fux, o cancelamento das autorizações provisórias de produção de grãos no Amapá. Tal medida pode, com toda certeza, causar danos irreversíveis ao nosso estado, atrasando em décadas o desenvolvimento do nosso setor produtivo.

Estudos apontam que, na esteira dessa liminar concedida pelo ministro, a área plantada de grãos no Amapá deve despencar dos 21.000 hectares praticados em 2020 para apenas 5.000 hectares em 2021, uma redução de 76%.

Muito mais razoável havia sido a decisão do Tribunal do Justiça do Amapá que permitira a plantação no primeiro semestre de 2021 até que o Governo do Estado regularizasse a situação daqueles que possuíam a antiga LAU – Licença Ambiental Única, declarada inconstitucional na ADI 5475AP.

Agora, cá estamos, meus amigos. Meu desejo é que essas poucas linhas te façam sentir empatia pelo homem do campo e pelos produtores. Cada grito de liberdade na cidade é apenas um eco de gritos que são gritados há muito tempo no campo de nosso Amapá. É preciso agir! Urgente! O povo tem pressa. O povo tem fome. O Amapá precisa desenvolver.

Eider Pena foi deputado estadual por 16 anos e Diretor do Porto de Santana (2015-2016). Atualmente dedica-se à produção no campo amapaense

Você pode gostar também

Enchentes e descaso: o drama da drenagem urbana nos municípios brasileiros

O Brasil inteiro é arte, história e cultura

Claudio Humberto

E nós, depois?

ESCOLHAS

Eider Pena 20 de março de 2021 20 de março de 2021
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior A l C O V I D e i r o s
Próximo artigo Nossos lobos

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Após cessar-fogo, Netanyahu diz que “não haverá Hamas” em Gaza
Internacional
EUA chama de “inaceitável” o fim da cooperação entre Irã e AIEA
Internacional
Mercosul fecha acordo que pode baixar preço do chocolate suíço
Internacional
Amanda Kimberlly mostra preparativos para aniversário de filha de Neymar
Fofocas e Famosos
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?