Nesta época, as crianças costumam escrever uma carta ao Papai Noel dizendo o que querem ganhar na noite de Natal. Então, nessa noite, ele percorre os céus por todo o mundo com a ajuda do seu trenó puxado pelas suas nove renas, e leva presentes às crianças que se portaram bem durante o ano. Tudo isso é uma parte mágica e fabulosa na infância de qualquer criança, e nos tira a capacidade de imaginar uma infância sem a magia do Natal e a figura do Papai Noel, esse eterno e bom velhinho.
A palavra Noel significa Natal em francês. Portanto, a expressão Papai Noel significa literalmente Papai Natal, como é chamado em Portugal. Apesar dessa figura e o costume de ligá-lo com o Natal, não ter nenhuma origem cristã, e por ter sido transplantada para o cristianismo pelos povos que não experimentaram uma conversão genuína a Jesus, é uma figura que denota os valores cristãos como: Altruísmo, bondade, caridade, gratidão, amor ao próximo, etc. e que poderiam permear o coração de cada ser durante o ano inteiro.
A figura do Papai Natal representa muitas coisas boas. Porém, logo que chegamos à adolescência, somos ensinados que Papai Noel não existe, que tudo isso não passa de lenda ou invenção dos mais velhos. De fato, é uma lenda, mas que pode ser algo concreto e não abstrato, pois além de existir na imaginação de muitos (característica que o torna um ser concreto) ele representa todos os bons valores que um ser pode adquirir. Valores esses, que serão abstratos, mas que se concretizarão na vida daqueles que deles fizerem uso.
Em cada um de nós existe um Papai Noel afortunado e nobre, e que apesar de se sobressair mais no período natalino, ele nos acompanha durante o ano inteiro. Ele nos traz todos os atributos do amor, esses mesmos atributos ensinados por Jesus Cristo, que nos faz lembrar de quem viemos e para que estamos aqui. O clima natalino e a figura do Papai Natal me parecem ser o abastecimento espiritual necessário para o ano vindouro. Aquela energia que fará com que nossa luz sempre brilhe em qualquer lugar e que nos traz a certeza que: Só o amor constrói.
O Papai Noel traz consigo um saco cuja cor é vermelha e que dentro dele há muitos presentes ou boas surpresas. Esses presentes vão alegrar e vida de muitos e expressar todo o amor trazido pelo Papai Noel. Poderíamos fazer um paralelo ou dizer que este saco representa o nosso coração, já que insisto em dizer que em cada um de nós existe um Papai Noel. Desta forma, poderíamos encher o nosso saco de amor, caridade, perdão, misericórdia, tolerância, paciência e etc. E presentear o nosso próximo, não somente os nossos, mas todo e qualquer filho de Deus, pois: A boca só fala daquilo que o coração está cheio, assim como, só damos daquilo que o coração está cheio. (Jorge A. M. Maia)
A LUZ DE DEUS
A luz de Deus faz germinar a planta e a flor
E dá ao nosso coração confiança e amor
Em cada ninho brilhará a bela luz de Deus
Que fez a rosa do jardim e alegra os olhos meus!
Por que as coisas são assim? Difícil é saber;
Ó pai, concede-nos a luz e faz-nos bem viver!
Pai, concede-nos a luz, faz-nos bem viver
Ilumina o nosso olhar, faz-nos compreender
Nós queremos a missão de propagar a luz
Ó dá-nos tal missão, Senhor, dá-nos, ó Jesus!
Matilda Watts Cahoon.