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A Gazeta do Amapá > Blog > Colunista > Padre Paulo > CICLO DO MARABAIXO: CULTURA, TRADIÇÃO E RELIGIOSIDADE POPULAR
ColunistaPadre Paulo

CICLO DO MARABAIXO: CULTURA, TRADIÇÃO E RELIGIOSIDADE POPULAR

Padre Paulo
Ultima atualização: 7 de maio de 2022 às 19:29
Por Padre Paulo 3 anos atrás
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Após dois anos o tradicional “Ciclo do Marabaixo” retoma com muito brilho, fé e tradição. Os tambores rufaram para honrar ao Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade. O Ciclo do Marabaixo é realizado no bairro da Favela, Jesus de Nazaré, Laguinho e na Comunidade da Campina Grande. 

São famílias tradicionais que levam para frente uma tradição popular que transcende o tempo.  São Grupos e comunidades: Associação Cultural Marabaixo do Laguinho, a Associação Cultural Berço do Marabaixo, a Associação Folclórica Marabaixo do Pavão, a Associação Raízes da Favela e a Associação Folclórica da Campina Grande, na área rural do Município de Macapá.

A Liturgia do Ciclo do Marabaixo envolve Celebração da Eucaristia (Missa), a Reza da Ladainha em latim, retirada do Mastro, confraternizações entre os Grupos e Comunidades com os fartos cafés, almoços, muita gengibirra e o famoso caldo. O Ciclo do Marabaixo são celebrações, louvações e a memória dos ancestrais. O Ciclo se encerra com a derrubada do Mastro. 

O Ciclo do Marabaixo não é sincretismo, pelo contrário, os negros e as comunidades lutaram contra a ingerência da Igreja Católica sobre os festejos populares. O Ciclo reverencia o dogma da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.  Podemos  afirmar que o Ciclo do Marabaixo é uma  resistência, uma  mística popular,  com marcantes aspectos da forma  como o povo vê  o “divino”. Hoje com o avanço das Redes Sociais e a Pandemia, a Comunidade negra inseriu as celebrações ao mundo virtual, porém sem ignorar o contato da rodas, das giras e das “comilanças.”

É interessante observar que toda a ritualística do Ciclo do Marabaixo, com a exceção da Missa, todos os rituais são assumidos por mulheres. No Ciclo o centro da devoção é Deus, nos seus três aspectos: Pai, Filho e Espírito. A Santíssima Trindade. O povo se apodera da celebração católica e faz uma emersão na essência ancestral africana e atualiza com um rosto feminino, caboclo   e popular.

A festa popular do Ciclo do Marabaixo é a desconstrução das formalidades tradicionais. É uma liturgia onde não há centralidade humana. Todos exaltam a Santíssima  Trindade  e as suas várias manifestações criadoras, como a  água em forma da bebida, a floresta, simbolizada no mastro,  o ritmo, o som, o ar e a terra. É uma obra que exalta a força do feminino, mesmo que na concepção católica, o divino seja masculino. São as mulheres que conduzem as celebrações e os rituais. Que Deus possibilite o povo do Amapá a vivenciar tempos novos. E possamos construir ciclos que gerem vida e vida para todos. Todo ciclo é renovação.

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