Primeiro cabe informar o significado de “Oligarquia! “Que é o governo de poucas pessoas. No qual ocorre quando um pequeno grupo de pessoa de uma família, grupo econômico ou partido governa um país, estado ou município. Assim podemos dizer que as oligarquias estaduais, SÃO PEQUENOS GRUPOS DE PESSOAS QUE GOVERNAM ESTADOS e mais adiante no Google diz como funciona oligarquia! Que é caracterizada por um pequeno grupo de interesse ou lobby que controla as políticas sociais e econômicas em benefício de interesses próprios. O termo é também aplicado a grupos sociais que monopolizam o mercado econômico, político e cultural de um estado ou país, mesmo sendo a democracia o sistema político vigente. Neste Norte, vale citar algumas oligarquias políticas famosas e conhecidas no Brasil, como os clã da FAMÍLIA DOS SARNEY no Maranhão, da FAMÍLIA DOS BARBALHOS no Pará, dos GOMES (Ciro Gomes & família) no Ceará e obvio no Amapá a FAMÍLIA GÓES & CAPIBERIBES, que comandaram e ocuparam todos os cargos políticos no estado do Amapá, por mais de 30 anos. Em síntese, a diferença entre democracia e oligarquia, é que a Democracia é o governo em que o povo exerce a soberania de uma sociedade livre em que prepondera a influência da maioria. Enquanto que na oligarquia o governo é de um pequeno grupo político ou familiar.
Nestes últimos 30 anos de política, o Amapá foi governado por gestores de matizes ideológicas socialistas dos partidos PDT ou PSB e recentemente no município de Macapá, pelo gestor do partido REDE, fica claro o descalabro e a incompetência administrativa no governo e município, que repercutem na população, que tem os piores índices como do IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO e estamos na rabeira em todos outros níveis sociais nacional. Se os índices de desenvolvimento do Brasil são ruins, os do Amapá são uma tragédia. Os motivos e as constatações, são fáceis de auferir, como às várias OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL realizadas, tais como “POROROCA, VIRUS INFECTIO, FIEL DA BALANÇA” e muitas outras, que mostraram por quais motivos, temos um sistema de saúde falido, com um pronto socorro que mais parece um matadouro, uma pediatria suja e infecta e o prédio ao lado abandonado há mais de 06 anos, prédios em construção inacabadas, largadas ao léu, ruas esburacadas e sujas, sistema elétrico ruim e péssimo e a negligência e omissão causou um PAVOROSO APAGÃO, que causou prejuízos e apagou o restante da autoestima do povo do Amapá, dentre outras várias mazelas. As OLIGARQUIAS POLÍTICAS DE GRUPOS OU FAMILIAR causam esse efeito terrível aos povos subjugados, pois vários políticos tratam a política COMO COISA DE FAMÍLIA de igual a “COSA NOSTRA” que traduzindo é “COISA NOSSA.” Que nada mais é um tipo de organização FAMILIAR e é típico tanto na Cosa Nostra Sicilana, onde a família é mais especificamente chamada de clã, um termo que vem da língua siciliana para designar um grupo mafioso. Sem dúvidas alguma, tudo a ver com Amapá e com a atual política ou será politicagem de família, É SÓ VER QUEM FOI ELEITO E QUEM QUER SER ELEITO!!!!
Ricardo Assis
Advogado com 26 anos de atuação, no Estado do Amapá, formado pela UFPa, Mestre em Direito trabalhista e especialista em Direito Civil