As dúvidas mais frequentes que lidamos na clínica tem se voltado em como e quando se deve iniciar a higienização dos menores. Os primeiros dentinhos do bebê começam a aparecer por volta dos 6 meses de idade podendo esta ser alterada pra mais ou pra menos como observamos atualmente no dia-a-dia. Essa é a dentição mais importante, porque qualquer problema no dente de leite pode refletir no permanente, incluindo diferentes tipos de cáries.
Muitas das vezes, por se tratar de uma dentição transitória, os pais não dão a devida importância o que resulta em dores ocasionadas precocemente por lesões de cárie profundas que podem atingir a polpa do dente. Além do mais, logo abaixo das raízes dos dentes de leite encontramos a coroa dos dentes permanentes o que muitas das vezes é desconhecido pelo responsável da criança.
Quando sugerimos que os cuidados devem se iniciar o quanto antes, nos referimos sobre a importância da ida ao dentista desde a gestação, visto que, muitas informações são passadas as mães nessa fase e também os cuidados odontológicos pré-natais.
Informações como a forma adequada da higienização, consultas odontológicas preventivas geralmente de três em três meses, dependendo dos hábitos da criança, devem fazer parte dos cuidados de saúde da criança.
Muitos pais também vão à clínica falando sobre a irritabilidade do bebê durante a erupção dos dentes e buscam alternativas para amenizá-la. Nesta fase, o bebê começa a ficar irritado, levando brinquedos ou a mão à boca a gengiva começa a inchar e coçar.
Muitas alternativas podem ser tomadas nessa fase para ajudar a minimizar esses efeitos que os bebês passam. Além da irritabilidade, muitas vezes os pais acreditam que a febre alta no bebê também é sinal de que os dentes estão nascendo. Entretanto muitos estudos afirmam que não há esta relação. Por isso é indispensável a importância da visita ao odontopediatra desde antes da erupção dos primeiros dentinhos.
CONVIDADA:
Dra Laryssa dos Santos Pereira
Especialista em Odontopediatria
CRO AP 849