A partir dos 30 anos o corpo reduz a produção de colágeno, levando o tecido a perder sustentação. Com o excesso de peso aliado à perda de firmeza na pele, o peso muscular e da camada de gordura subcutânea tendem a formar o problema. A região costuma ser mais suscetível à flacidez pela sua posição inferior, sujeita à ação direta da gravidade.
É possível que o acúmulo de gordura na região abaixo do queixo seja uma predisposição genética. Identificar o que causa a formação do queixo duplo é fundamental para definir o tratamento para a papada, que interfere diretamente na definição do terço inferior do rosto e na harmonização facial.
Tratamentos
Tratamento com mescla mesoterápica escolhida pelo especialista em Harmonização Orofacial que fará a aplicação em doses e planos corretos, geralmente trata-se do desoxicolato de sódio (substância que ocorre naturalmente em nosso organismo), é minimamente invasivo e sem cortes. Também conhecido como lipo enzimática de papada, o procedimento consiste na aplicação da mescla diretamente no local, ajudando na quebra de células adiposas e na definição do contorno do rosto. A substância atua rompendo a gordura para que ela seja absorvida e eliminada pelo sistema linfático. São necessárias em torno de 4 a 6 sessões com intervalos de 15 a 30 dias. O uso de anestesia depende da sensibilidade do paciente, é esperado edema no local da aplicação que pode ser contido com o uso de kinesio tape ou faixas no seguimento de dias da aplicação, bem como a drenagem da região para obtenção de melhor resultado; assim como a radiofrequência para tratamento da flacidez que poderá surgir após a eliminação do tecido gorduroso. Possíveis complicações: necrose local, disfunção marginal do nervo mandibular. Contraindicações: gravidez, lactação, tumores, cistos tireoideanos.
Tratamento com resultados quase definitivos, com exceção de grandes ganhos de peso. Quando a causa predominante do queixo duplo é a flacidez o tratamento pode ser realizado com fios de sustentação para reposicionar os tecidos e induzindo a produção de colágeno na área, ultrassom microfocado para fortalecer a sustentação da região, bioestimuladores de colágeno (ácido polilático e hidroxiapatita de cálcio), são substâncias que agem estimulando a produção de colágeno nos locais onde são aplicados, melhorando a firmeza e tonificando a pele.
Quando houver acúmulo expressivo de gordura pode ser indicada uma cirurgia de lipoaspiração trata-se de um procedimento que consiste na aspiração da gordura localizada sob o queixo, a mandíbula e na porção superior do pescoço.
O tratamento ideal para cada caso só pode ser indicado após avaliação do paciente pelo profissional habilitado onde serão avaliadas as condições físicas e histórico clínico, incluindo as causas da papada, volume de gordura localizada, grau de flacidez, tratamentos realizados anteriormente, entre outros.
Convidada:
Dra. Cátia Silveira
Cirurgiã-Dentista CRO AP 45
Especialista Em Endodontia
Especialista em Harmonização Orofacial
Professora na Especialização em HOF da ABO-AP.