Em meio a pandemia em virtude da proliferação do vírus alguns polos foram atingidos, dentre estes, a Odontologia, pois com a utilização da caneta odontológica, jato de bicarbonato e outros instrumentais utilizados em consultoria teria uma probabilidade de dissipação do vírus. Com isso muitos pacientes estiveram não realizando as suas manutenções de rotina com seu dentista a não ser em caso de emergência.
Embora ainda não termos vencido totalmente a pandemia, tivemos que redobrar os cuidados, sabemos que a saúde bucal pode reduzir doenças periodontais, cárie, nisto resultando um impacto positivo em relação ao Covid, É importante lembrar que doenças respiratórias e virais tendem contaminar região de cavidade oral e garganta.
Portanto mantenha seus cuidados de escovação, uso de fio dental, solução de bochecho para uma cavidade oral em uma boa condição, hoje com o avanço da medicina com a campanha de vacinação estamos tendo bons resultados e isso reflete nos retornos as nossas atividades.
A produção de placa bacteriana é comum após as nossas refeições, quando não removidos na correta escovação e os devidos cuidados, e isso irá resultar em tártaros dentários onde estes, quando não removidos, tendem a inflamar o tecido gengival podendo levar a perda óssea.
Ressaltamos que a troca da escova por três meses é necessária, em caso de doenças virais, as escovas devem ser trocadas e não ter contato com outras e manter os meios de higienização.
A nossa recomendação é ter cuidado de higienizar as mãos, usando os protocolos corretos, antes de higienizar a boca. “Como as mãos vão ser imprescindíveis para o uso do fio dental, do higienizador de língua e da escova de dente, é importante que estejam bem higienizadas, para que a gente possa levá-las até a cavidade bucal” muito importante que nós façamos a higienização correta da língua e de todos os dentes, mas com cuidado muito especial para os molares, aqueles mais próximos da faringe, para evitar a pneumonia por aspiração. Então, para prevenir quem está com Coronavírus, e mesmo quem não tenha a doença, de agravos de infecções pulmonares.
Na atualidade temos equipes odontológicas especializadas na área hospitalar onde compõe uma equipe multidisciplinar focadas nas alterações bucais onde requer a atuação do cirurgião dentista.
CONVIDADO:
Dr. Rilton Sena
Cirurgião Dentista – CRO 1320
Clinico Geral e Harmonização
Formado no Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior