Um homem de 26 anos foi preso preventivamente na manhã desta terça-feira (23) pela Polícia Civil do Pará (PCPA) em Santana, em uma operação conjunta entre as forças de segurança paraenses e amapaenses que visava localizar o suspeito de praticar crimes de estelionato e falsidade ideológica em meios digitais.
Investigações apontaram que o homem usava imagens de figuras públicas para extorquir vítimas por meio do WhatsApp. Segundo a polícia, em um dos casos, registrado em março de 2023, ele usou uma foto do delegado-geral da PCPA, Walter Resende, para exigir quantias em dinheiro, alegando que a vítima estava sendo alvo de investigações criminais.
“O cumprimento do mandado de prisão reforça o compromisso da Polícia Civil em coibir práticas delituosas no ambiente digital, assegurando a integridade da sociedade paraense. É importante destacar que não há fronteiras para cumprir com nosso trabalho e responsabilizar os envolvidos em crimes de qualquer tipo”, declarou o delegado-geral Walter Resende.
De acordo com a PCPA, a investigação permitiu identificar o autor do crime para que ele tivesse o mandado de prisão emitido pela Justiça do Pará. Para a polícia, essa prática criminosa, envolvendo a utilização de imagens de figuras públicas na sociedade, visava conferir maior credibilidade aos golpes aplicados.
Com informações do DOL e Agência Pará