No Amapá a cobertura vacinal contra a Covid-19 em crianças que integram grupos prioritários ainda é considerada baixa. Para o público de 6 meses a menores de 3 anos apenas 7,70% estão com o esquema completo de imunização.
Os números são do início de janeiro, coletados pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). O levantamento aponta, ainda, que na faixa etária até 4 anos, a cobertura vacinal também é considerada baixa, com 31% do público-alvo imunizado com duas doses da vacina e apenas 9,8% de crianças com três doses.
As medidas de prevenção e controle para Covid-19 podem ser reforçadas em crianças para protegê-las do agravamento da doença e amenizar a propagação do vírus. Por isso, a partir de 2024 a vacinação tem como foco crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Nessa faixa etária, o esquema vacinal completo contará com três doses, que deverão ser aplicadas em intervalos de quatro semanas entre a 1ª e 2ª dose, e de oito semanas entre a 2ª e 3ª. A criança que tiver tomado as três doses este ano, não precisa repetir o esquema vacinal.
Esses são os públicos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença e a inclusão deles no programa de vacinação é feita conforme avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 e do Programa Nacional de Imunização (PNI).