O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou as primeiras informações sobre a investigação do helicóptero que caiu em Paraibuna, no interior paulista, na véspera do Réveillon, e ficou 12 dias desaparecido. Quatro pessoas morreram no acidente.
“A aeronave decolou do aeródromo Campo de Marte (SBMT), São Paulo, SP, com destino ao heliponto Maroum (SJDO), Ilhabela, SP, com um tripulante e três passageiros a bordo, a fim de realizar voo privado”, afirma o Cenipa, no histórico da ocorrência. “Durante o voo, a aeronave colidiu com a vegetação em área de mata do município de Paraibuna.”
A análise da queda do helicóptero ainda está em fase de “reporte inicial” – etapa que reúne informações preliminares que podem mudar com o andamento da investigação. Um relatório final deve ser divulgado ao fim dos trabalhos.
Ainda segundo o Cenipa, a aeronave sofreu danos de natureza “substancial” no acidente. Fabricado em 2001, o helicóptero de prefixo PR-HDB era particular e tinha peso máximo de decolagem de 1.088 quilos.
“As investigações realizadas pelo CENIPA não buscam o estabelecimento de culpa ou responsabilidade, tampouco se dispõem a comprovar qualquer causa provável de um acidente, mas elaboram hipóteses que permitem entender as circunstâncias que podem ter culminado na ocorrência”, diz o órgão.
Com inforamações de Metrópoles