01. Única Credenciada no MEC. A FATECH – Faculdade de Teologia e Ciências Humanas é a única Instituição de Ensino Superior (IES) evangélica credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) no Estado do Amapá. É ligada à Assembleia de Deus de Macapá – Ministério do Avivamento, presidida pelo Pastor Ezer Belo das Chagas. A FATECH está localizada ao lado do Templo Central da citada igreja, na Av. Cora de Carvalho, Centro da Capital Macapá/AP.
02. Origem. A FATECH foi criada a partir de uma perspectiva de promoção da educação teológica no Estado do Amapá e da compreensão de que o ensino bíblico é fundamental para o crescimento e aprovação de obreiros. Em 1993, o citado Pastor Ezer Belo das Chagas, presidente da Igreja, e seu co-pastor, na época, Manoel Sebastião de Oliveira, fundaram o Instituto Teológico da Assembleia de Deus no Amapá – ITADAP. Inicialmente funcionando nas dependências das classes da Escola Dominical da referida Igreja.
- Estrutura própria. No ano seguinte, nasceu o projeto de construção de um prédio de educação fundamental, denominado “Cristiano Ferreira da Silva”. No entanto, como a demanda para o curso de Teologia cresceu muito no Estado do Amapá, em 1995, amparado pelo Decreto-Lei 1.051/69, foi implantado o curso de Bacharel em Teologia, ofertado em caráter ecumênico, suprindo assim, a formação acadêmica de evangelizadores de alto nível.
- Credenciamento. A promulgação, em 1996, da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação – LDB estabeleceu um redimensionamento na oferta do curso de Teologia, que deixou de ser tratado como curso livre, nos termos previstos no Decreto-Lei 1051/69, e passou a carecer de autorização do MEC. Assim, em 19 de setembro de 2002, após credenciamento da FATECH junto ao Ministério da Educação, através da portaria nº. 2647, foi dado o passo mais largo rumo à concretização do sonho da comunidade evangélica da Assembleia de Deus no Amapá, de manter uma faculdade capaz de proporcionar uma formação profissional, alicerçada nos princípios éticos cristãos. Assim nasceu a FATECH. O primeiro processo seletivo ocorreu em fevereiro de 2003 e resultou na formação de duas turmas, uma no horário vespertino e outra no noturno. 05. Missão institucional. A FATECH tem por missão ser uma instituição de ensino superior comprometida com a formação de profissionais com competência técnica e capacidade humanística, para atuar em vários setores da sociedade, em uma perspectiva holística.
- Objetivos. A FATECH, consoante ao sentido universal de uma instituição que atua na formação profissional de nível superior, com a especificidade do contexto regional tem como objetivos: I- Formar profissionais competentes, com ênfase no diálogo entre ciência e fé; II- Formar e capacitar futuros líderes e agentes de mudança capazes de implementar uma cultura de resultados e eficiência nas mais diversas áreas; III- Estender à comunidade ações de ensino e de pesquisa, mediante a realização de projetos, cursos, programas e prestação de serviços nas áreas de sua atuação, disseminando conhecimentos que possibilitem o pleno desenvolvimento do potencial humano; IV- Realizar estudos da cultura, da ciência e das artes, relacionando-os com as necessidades do desenvolvimento econômico e social do universo que o acadêmico da FATECH está inserido; V- Promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas.
- Dia Municipal do Teólogo. A Câmara de Vereadores de Macapá transformou o dia da fundação da FATECH, 19 de setembro, como o “Dia Municipal do Teólogo” – Lei Municipal nº 2.149/2015.
- Expansão institucional. A Direção Geral da FATECH estabeleceu que a principal meta da IES para este ano de 2024 é ampliar o número de graduações e de pós-graduações. Para tanto está negociando contrato de consultoria com o Advogado Besaliel Rodrigues, que possui doutorado em Direito Educacional pela Universidade UMSA de Buenos Aires, Argentina, para que o mesmo possa assessorar o processo de solicitação dos novos cursos junto ao Ministério de Educação em Brasília. O Doutor Besaliel possui expertise nesta área, pois participou do processo de instalação de quatro cursos de Direito no Estado do Amapá, a saber: CEAP, SEAMA, FAMAP e FABRAN.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Pastor Ezer Belo das Chagas, Fundador e Diretor Geral da Faculdade de Teologia FATECH.
2- Lei Municipal de Macapá nº 2.149/2015 estabeleceu o “Dia Municipal do Teólogo”: 19 de setembro.
3- FATECH fica localizada na Av. Cora de Carvalho, ao lado da Assembleia de Deus do Avivamento.
GESTÃO
Liderança Feminina/Dia da Mulher. A 1ª Dama da Assembleia de Deus no Amapá, Pastora Rosiléia dos Santos de Oliveira Pelaes, esposa do Pastor Iaci Pelaes, presidente da citada Igreja, conduziu, com maestria, o Pré-Congresso Estadual de Mulheres que aconteceu no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março de 2024, às 19 horas, na Catedral Estadual da Assembleia de Deus no Amapá, localizada na Rua Tiradentes, nº 532, Centro de Macapá, Capital do Estado do Amapá.
A Pastora Léia Pelaes, como é conhecida, assumiu recentemente a Coordenação Estadual de Mulheres, ligada à Convenção da Assembleia de Deus no Amapá – CONFRADAP. A mesma tem se destacado como uma das principais lideranças femininas em todo o Estado do Amapá.
A Pastora Leia é filha do casal Edmundo Alves de Oliveira e Roseny dos Santos de Oliveira, nasceu no município de Macapá/AP em 29 de setembro de 1965. É servidora pública federal, possui mestrado na área da educação e desenvolve intensa atividade em favor da sociedade amapaense.
ESPECIAL
Utilidade Pública. Ensino Religioso. A LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – Lei nº 9.394/1996, em seu artigo 33 diz: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. §1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores. §2º Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso.”. Assim, a disciplina de ensino religioso nas escolas públicas não deve se deter a uma crença específica, as aulas devem ter uma perspectiva laica e se voltar para a história e a doutrina das várias religiões. Nessa modalidade, a disciplina consiste na exposição neutra e objetiva da prática, história e dimensão social das diferentes religiões, incluindo posições não religiosas. Fiquem de olho! Fonte: STF e Internet.
REFLEXÃO
Tema: “Autofagia cristã” – Parte 3: Prosseguindo, diz Gênesis 37.25: “Depois assentaram-se a comer pão; e levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade; e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-los ao Egito.”.
Destacamos aqui o verbo “Assentaram-se”, ao qual damos o sentido de “jantares, reuniões fechadas, articulações de bastidores etc.”. Isso acontece muito no meio cristão. Pregamos o amor e a comunhão, mas vivemos fazendo a mesma coisa que os irmãos de José fizeram. Mesmo que a Bíblia reprove a acepção entre irmãos, mas a prática da exclusão, da discriminação, da rejeição, das salas privativas, dos comes e bebes reservados etc., ainda é muito presente no cristianismo hodierno, justificado com explicações diversas. Ainda, para agravar mais a situação, muitas vezes toda a comunidade cristã é compelida a ofertar para patrocinar os banquetes reservados a uma minoria seleta. Como conta a história de José, quem reclamar, ou criticar, tais práticas, correrá o risco de “ser vendido aos ismaelitas”.
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Commodities: Etimologicamente, do inglês “Commodity”, possui o sentido original de “comodidade”. Na linguagem técnica da Economia, significa “mercadoria”. É termo que corresponde a produtos básicos globais não industrializados, ou seja, matérias-primas que não se diferem independentemente de quem as produziu ou de sua origem, sendo seu preço uniformemente determinado pela oferta e procura.
Existem vários tipos de commodities: Agrícola (café, trigo, soja); mineral (ouro, petróleo, ferro);financeira (dólar, real, bitcoin); ambiental (água, carbono); etc. Então, o petróleo é uma commodity. Os países ricos, desenvolvidos, não vendem suas commodities. São ricos porque produzem suas matérias-primas, compram as matérias-primas dos países pobres, ou em desenvolvimento, agregam valores por meio da industrialização e vendem tais produtos com bastante valor agregado para o mundo todo. Ex.: Petróleo in natura tem um preço; petróleo refinado ou os derivados extraídos do petróleo possui preço infinitamente maior. Fonte: Com informações da Wikipédia.