Começaram nesta segunda-feira (11) as obras de implementação da Infovia 03, que vai conectar Belém e Macapá com internet de fibra óptica, além de cidades da Ilha do Marajó, como Breves e Curralinho. Serão 624 quilômetros de cabos subfluviais e um investimento de cerca de R$100 milhões de reais.
A expectativa é beneficiar 10 milhões de brasileiros residentes da região amazônica do país.
A iniciativa faz parte do Programa Norte Conectado, do Governo Federal através do Ministério das Comunicações, que tem o objetivo de incentivar e melhorar a infraestrutura de acesso à internet a todos os brasileiros, principalmente para regiões mais distantes do Brasil. Ao total, serão cerca de 12 mil quilômetros de cabos subfluviais implantados em todo o país. São mais de 60 localidades, entre municípios e cidades ribeirinhas, que receberam a infraestrutura.
“A gente busca levar essa inclusão digital para os brasileiros que ainda estão desassistidos, que ainda estão nessa escuridão digital. Estamos fazendo a inserção dos brasileiros nesse mundo da mídia digital, levando comunicação, conhecimento, oportunidade e para chegar desenvolvimento, infraestrutura, indústria […] e a internet, a conectividade é o insumo essencial para que chegue nesses locais para diminuir essas desigualdades”, afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Nessa etapa, serão 26 dias de implantação com finalização prevista para o próximo dia 06 de abril, em Macapá. A expansão da estrutura de comunicação fibra óptica busca conectar a Amazônia a partir dos municípios paraenses e gerar maior infraestrutura em Belém, a capital sede da COP30. O serviço público, como escolas, unidades de saúde, universidades, tribunais e fóruns, será o principal beneficiado.
Com informações do Diário do Pará