1. “Barco da Bíblia” vira patrimônio cultural do Amapá. A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (ALAP) aprovou esta semana projeto de lei, assinado pela presidente daquela Casa, Deputada Alinny Serrão, transformando o “Projeto Barco da Bíblia” em patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Amapá.
O referido Barco pertence à Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e viaja por todo a região amazônica disseminando a literatura cristã brasileira. Há décadas que possui um calendário tradicional de visitas e aportamentos em diversas cidades da Amazônia Azul (aquática) brasileira.
Com a aprovação deste projeto de lei, que seguirá, agora, para a sanção do governador do Estado, o Amapá demonstra que o seu Poder Legislativo possui elogiável sensibilidade com os direitos humanos internacionais voltados para a área da cultura e da educação cristã.
Veja o teor da justificativa acostada ao projeto de lei aprovado: “O presente projeto de lei visa declarar como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amapá o Projeto “Barco da Bíblia”, com amparo no art. 295 da Constituição do Estado do Amapá.
O Projeto “Barco da Bíblia” objetiva disponibilizar literatura bíblica a um valor acessível, facilitando sua aquisição por pessoas que vivem em diversos contextos geográficos da Amazônia. O projeto contribui para o aumentar a interação das comunidades das mais diversas regiões do Estado do Amapá, contribuindo para o acesso da população à literatura e às atividades educativas religiosas.
Tratando-se de projeto itinerante, reiteradamente executado na primeira quinzena de maio de cada ano, verifica-se que possui o status de projeto cultural voltado à perpetuação das práticas cristãs, por isso, pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amapá.
Ademais, diante de sua relevância, requer-se que a presente proposição tramite em regime de urgência, nos termos dos arts. 159 e 160, do Regimento Interno desta Casa.”. Parabéns à ALAP.
2. Hoje é Domingo de Festa na IAMA. A Igreja Apostólica Mãos Que Ajudam (IAMA), Presidente Reverendo Pastor Orivaldo Pires, com Sede Estadual na Rua Antônio Ferreira de Jesus, nº 1230, Conjunto Residencial Açucena (Cuba de Asfalto), Zona Sul de Macapá/AP, estará realizando neste domingo, 14.04.2024, às 19, o Culto de Missões das Crianças, com o tema: “Somos sal da terra e luz do mundo” (Mateus 5.13-16). A Ministração Oficial será do Tio Zazá e seus fantoches. Na oportunidade terá muito louvor, palavra e diversão. Participe com sua família.
3. Aniversariante da semana. Henrique Samuel Barros de Oliveira, o Samuelzinho, filho do Casal Luiz Henrique Silva de Oliveira Barros e Dayane Lima Barros de Oliveira, completou o 1º Aninho de idade no último dia 08 de abril de 2024. A comemoração foi “In Family”, na residência de seus pais, no Bairro Universidade, Zona Sul de Macapá/AP, rodeado pelos parentes mais chegados. Também se fez presente o amigo da família professor, advogado, pastor Besaliel Rodrigues que, junto com os parabéns, fez a oração intercessória em favor do lindo aniversariante, para que Deus possa prosperar o mesmo em toda sua vida. Parabéns Samuelzinho e família por esta data marcante.
4. Novo Podcast do Amapá. Sábado, 06.04.2024, das 10h ao meio dia, sob a Coordenação Geral do Professor Besaliel Rodrigues (Direito/Unifap), iniciaram as gravações do Novo Podcast do Estado do Amapá, cujo nome é “Podcast Brasil do Norte News”. As primeiras edições estão sendo gravadas no Studio Hippólyte, de propriedade do Empresário Jeandre Hippólyte, localizado nas dependências da Rádio RBN FM 104,9, no Bairro do Pacoval, pois os estúdios da Rádio e TV Universitária estão em fase de reforma.
Esta nova programação jornalística está vinculada às atividades do Doutorado em Direito da Unifap e do Grupo de Pesquisas sobre “Direitos humanos, recursos naturais não renováveis e desenvolvimento em contexto amazônico”, ligado à Linha de pesquisa: Estado, Direitos Humanos, recursos naturais não renováveis e desenvolvimento.
O Podcast nº 01 (edição piloto) foi dedicado a este tema geral acima citado e os demais irão desdobrar tal temática por meios de entrevistas de proeminências públicas e sociais que compartilharão com a sociedade as diversas visões sobre todos estes assuntos referentes.
Os primeiros convidados foram os professores doutores Iaci Pelaes dos Reis, da Unifap (PhD em Direito) e Marlon Miranda, do GEA/PMM (PhD em Letras).
A 1ª Edição desta série de Podcasts será disponibilizada por meio das redes sociais, ainda esta semana, para todo o Brasil.
GESTÃO
Myer Pearlman (1898-1943) Um dos maiores teólogos do mundo no século XX.
Diz o site pointrhema: “Foi um dos mais importantes educadores e escritores do movimento pentecostal. Nascido em uma família judia em Edimburgo, Escócia, ele se mudou com sua família para Birmingham, Inglaterra, aos sete anos. Ele recebeu seu treinamento de escola comum na Escola Hebraica de Birmingham e se destacou em seus estudos. Aos 14 anos, ele dominou a língua francesa por conta própria e mais tarde usou esse conhecimento para atuar como intérprete para o Exército dos EUA durante a Primeira Guerra Mundial.”.
Myer Pearlman é autor dos livros “Através da Bíblia, livro por livro” e “Conhecendo as doutrinas da Bíblia”. Quem já leu estes livros sabe estão entre os melhores livros de teologia da face da Terra. Myer Pearlman foi um dos homens que mais Deus usou no planeta, no século XX, para ensinar Sua Palavra à humanidade. Não existe nenhum livro de teologia bíblica pentecostal que não tenha influência das obras de Myer. O teólogo que ainda não leu a Bíblia e os livros de Pearlman, possui profunda deficiência em sua formação.
ESPECIAL
Utilidade Pública. Liberdade de pensamento e de expressão. Diz a Constituição Federal (CF):
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. § 1º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV. § 2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Caso alguém cometa exageros, impropriedades, desrespeitos etc., por meio desta liberdade constitucional, está previsto na CF, art. 5º, X e no Código Penal (CP), arts. 138 (calúnia), 139 (Difamação) e 140 (Injúria), os meios jurídicos de combate e de reparação dos danos.
REFLEXÃO
Tema: A falta de perdão vai lhe machucar – Efésios 4.32: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo”.
Se você é alguém que guarda rancor e ressentimentos, registra tudo e não consegue esquecer, saiba de uma coisa: você vai sofrer na vida. E verá a sua vida de oração ter uma parada repentina.
O perdão é a chave para todos os relacionamentos saudáveis, fortes e duradouros. É por isso que é tão importante perdoar. Jesus disse: “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente a sua oferta” (Mateus 5:23-24).
Talvez você tenha decidido que não perdoará alguém que lhe enganou ou causou dano. Adivinhe quem irá sofrer mais com essa decisão? Infelizmente a resposta é: você. Guardar ressentimento e não perdoar, vai machucá-lo mais do que a pessoa a quem você está se recusando a perdoar. Se você quer ser saudável e forte espiritualmente, então deve aprender a perdoar. Fonte: https://onelink.to/bibliaharpamulher
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra H: Hidrocarboneto: É gênero. O petróleo é uma espécie de hidrocarboneto.
De acordo com Ricardo Marinho, os hidrocarbonetos são “compostos orgânicos formados por carbono e hidrogênio. De acordo com sua estrutura, são classificados em saturados, insaturados e aromáticos. Os saturados, também denominados de ‘alcanos’ ou ‘parafinas’, são aqueles cujos átomos de carbono são unidos somente por ligações simples e ao maior número possível de átomos de hidrogênio, constituindo cadeias lineares ramificadas ou cíclicas, interligadas ou não. Em um processo literalmente natural, os hidrocarbonetos são gerados pela decomposição de micro-organismos, algas e sedimentos pouco permeáveis em ambientes apropriados quanto às condições termoquímicas. Depois de gerados, os hidrocarbonetos migram em direção à superfície, ficando, algumas vezes, aprisionados em armadilhas geológicas, onde se acumulam formando os reservatórios. Por sua ocorrência no subsolo, na maioria das vezes em grandes profundidades, a localização destes reservatórios é dificultada e depende de estudos de longa duração das bacias sedimentares. Fonte: Marinho, Ricardo. Petronorte: a energia do mundo, Recife/PE, p. 29/30. Linkedin.