RECORDE
Os turistas estrangeiros que visitaram o país no mês de abril/2024, injetaram 620 milhões de dólares no Brasil. Esse valor é 37,1% maior que o arrecadado no mesmo mês em 2023 e é o maior da série histórica iniciada em 1995. Os dados são da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal. Também bateu recorde o somatório dos valores deixados pelos turistas internacionais no Brasil de janeiro a abril deste ano: foram 2,6 bilhões de dólares. Um crescimento de 24% em relação ao mesmo período de 2023. Nos primeiros quatro meses deste ano, 2 mihões e 920 mil estrangeiros estiveram no país. Um dos fatores que vem contribuindo para a procura pelo Brasil como destino, nos últimos anos, é a retomada das viagens, superando o período pré-pandemia. Outro fator a ser considerado é a melhora do Brasil no Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo 2024, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial. Esse índice considera critérios como sustentabilidade, cultura, preservação da natureza, infraestrutura e serviços em turismo, infraestrutura portuária e aeroportuária, saúde e higiene, segurança pública, entre outros. O Brasil subiu oito posições desde 2019, está em 26° lugar e é o único da América Latina entre os 30 melhores dos 119 avaliados. O país também cresceu na demanda como sede para eventos que atraem estrangeiros, como aponta a Associação Internacional de Congressos e Convenções.
PREVENÇÃO
Com o slogan “Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco”, lançado pelo Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer, o país celebrou o Dia Mundial sem Tabaco na última sexta-feira 31 de Maio. A data, dedicada à conscientização sobre os riscos de fumar, trouxe este ano, a preocupação com o consumo de cigarros e dispositivos eletrônicos. Segundo especialistas, o crescimento vertiginoso no consumo dos cigarros eletrônicos tem se mostrado uma ameaça ao progresso do Brasil, que tem registrado redução no uso do tabaco desde 2010. Segundo a analista da divisão de controle do tabagismo do Inca, Vera Borges, parte desse crescimento se deve a uma ideia equivocada de que o cigarro eletrônico faz menos mal do que o tradicional. A especialista rebate o mito de que o cigarro eletrônico ajudaria a largar o vício de consumir tabaco. Ela alerta sobre as substâncias encontradas nos cigarros eletrônicos e os riscos que representam.
O uso dos cigarros eletrônicos registrou um aumento de 600% nos últimos seis anos no país, segundo o instituto de pesquisas.
MAIS MÉDICO
O Ministério da Saúde liberou dicas e informações para os Interessados em se inscrever no Programa “Mais Médicos”, que agora já podem saber os municípios que tem vagas disponíveis. As dicas e informações estão em comunicado do Ministério da Saúde que usou como critérios de escolha dos locais aqueles que enfrentam vulnerabilidade social, maior dependência do SUS para o acesso da população à saúde e dificuldade de provimento dos profissionais. Ao todo, participam 1.177 municípios, o que representa 92% dos disponibilizados no último edital. A próxima etapa, prevista para junho, será a da inscrição dos profissionais. Os médicos brasileiros formados no país continuam a ter preferência na seleção. Também podem participar brasileiros com diploma de instituições de ensino do exterior, estrangeiros com registro do Ministério de Saúde e intercambistas. A novidade é que também foi firmada parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação para incentivar a inscrição de médicos formados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, que terão ajuda para quitar os estudos.
PRISÃO
A Polícia Federal prendeu duas pessoas acusadas de ameaçar familiares do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. As prisões ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cinco mandatos de busca e apreensão foram cumpridos. De acordo com a corporação, as prisões foram determinadas pelo próprio Supremo, a pedido da Procuradoria-Geral da República. Os nomes dos acusados não foram divulgados pela PF. As prisões foram realizadas em nova investigação envolvendo ameaças contra o ministro e seus familiares. Em 2023, Moraes e seu filho foram alvo de hostilidades no Aeroporto de Roma, na Itália. Segundo as reportagens divulgadas pela imprensa, o grupo teria chamado o ministro de “bandido e comunista”. Ao questionar os insultos, o filho do ministro foi agredido por um dos acusados. Moraes estava na Itália para participar de uma palestra na Universidade de Siena. Os mandados de prisão foram expedidos pelo próprio ministro Moraes, e a audiência de custódia dos acusados foi realizada pelo juiz instrutor do gabinete do ministro.
AMEAÇAS
Em nota, o STF, informou que a prisão dos acusados Raul Fonseca de Oliveira e Oliveirino Júnior foi determinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, após a Secretaria de Segurança da Corte detectar ameaças contra familiares do ministro por meio do monitoramento de rotina. Além disso, foram enviadas mensagens ao ministro com os dizeres “comunismo” e “antipatriotismo”. Para a Procuradoria, os acusados tentam impedir a atuação de Moraes, que é relator da investigação sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. No entendimento de Gonet, há indícios da prática do crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O crime é caracterizado pelo emprego de violência para impedir e restringir o funcionamento dos poderes constitucionais. “A gravidade das ameaças veiculadas, sua natureza violenta e os indícios de que há monitoramento da rotina das vítimas evidenciam, o perigo concreto de que a permanência dos investigados em liberdade põe em risco a garantia da ordem pública. A medida é, assim, proporcional, ante o risco concreto à integridade física e emocional das vítimas”, justificou o gabinete de Moraes.
DISPUTA
O Brasil e os Estados Unidos completaram 200 anos de relações diplomáticas, e a disputa que Washington trava com Pequim no cenário internacional marcou a data, além dos seminários e audiências protocolares realizados no Itamaraty e no Senado Federal. Em visita ao Brasil para exercícios conjuntos com militares brasileiros, a chefe do Comando Sul dos EUA, general Laura Richardson, criticou abertamente a China, alertando para supostos riscos para o Brasil caso o país entre no projeto chinês da Rota da Seda, que prevê parcerias comerciais e de infraestrutura. O Comando Sul é responsável pela segurança dos EUA na América Latina e no Caribe. Richardson destacou a existência de uma disputa global entre democracias e ditaduras e alertou que “democracias com a mesma mentalidade precisam trabalhar melhor juntas”. A Embaixada do Brasil na China reagiu, em nota, dizendo que os Estados Unidos “adotam uma mentalidade típica da Guerra Fria e obedecem a uma lógica hegemonista. Elas intentam distorcer a percepção da opinião pública, desmoralizar a imagem da China e prejudicar a amizade e a cooperação com o Brasil, com completas mentiras políticas”. O sociólogo Raphael Seabra, da Universidade de Brasília, avalia que a posição da militar norte-americana não tem relação com as instituições democráticas brasileiras, mas reflete a postura do governo de Joe Biden que, recentemente, aprovou leis para taxar produtos tecnológicos da China.
PREPARAÇÃO
A Seleção Brasileira de Futebol Feminino encara um último desafio na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, que começam em 26 de julho. O time brasileiro enfrenta a Jamaica em dois amistosos. No sábado, na Arena de Pernambuco, em Recife; e na terça-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Nos últimos dias, o técnico Arthur Elias cortou três atletas por causa de lesões. Bia Zaneratto, Fê Palermo e Priscila. No lugar delas, foram convocadas Debinha, do Kansas City, e Bruninha, do Gotham, também dos Estados Unidos. Daqui do Brasil, Laís Estevam, do Palmeiras, completa o novo trio. A meio-campista Duda Santos concedeu uma entrevista coletiva sobre as partidas. Na última vez que se enfrentaram, Brasil e Jamaica empataram em 0 a 0, na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina, no ano passado. Foi justamente esse resultado que garantiu ao time caribenho avançar para as oitavas-de-final e que tirou o Brasil da competição. Hoje, no ranking da Fifa, Jamaica ocupa a posição 42. Já a Seleção Brasileira está na décima posição. Duda Santos destacou o trabalho coletivo das atletas de diferentes gerações. A TV Brasil transmite as duas partidas do Brasil contra a Jamaica.
RECUPERAÇÃO
Por meio da página SOS Bibliotecas Rio Grande do Sul, lançada em seu site, a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, criou um canal de orientação sobre a recuperação de acervos danificados pelas enchentes no estado gaúcho. O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, em entrevista disse que a ideia é que “as bibliotecas, que já possam e desejem, se mobilizem buscando apoio e informação para restaurar e preservar o que for possível. Nós estamos tentando ouvir, através do site, as necessidades, para pensar em cima dessas necessidades”. Ao mesmo tempo, em função das distâncias e dificuldades, a Biblioteca Nacional está lançando nas redes sociais pequenas inserções, mostrando aos gaúchos como recuperar documentos pessoais e livros. Na avaliação do presidente da Fundação, o passo mais fundamental será compreender e reorientar a reconstituição dos grandes acervos que tenham sido atingidos. Ele disse ser parte da missão da BN pensar os acervos do ponto de vista técnico e ajudá-los em situações como dessas enchentes. Por outro lado, a Fundação BN está fazendo um levantamento do que poderia ser estabelecido como doação, no caso de livros. Já há registro de um número importante de obras para serem doadas às diversas instituições do RS. Lucchesi não quis revelar, qual é esse montante, porque existe uma estratégia de transporte e envio para aquele estado.