O Norte e o Nordeste são as regiões onde houveram mais homicídios no país em 2022. É o que indica o Atlas da Violência, divulgado nesta terça-feira (18). O levantamento mostra que dos cinco Estados com maior ocorrência proporcional de assassinatos — isto é, por 100 mil habitantes —, três são do Norte e dois do Nordeste.
De acordo com a pesquisa, o estado com maior taxa de homicídios estimados por 100 mil habitantes na Região Norte, em 2022, foi o Amazonas (43,5), seguido do Amapá (41,8), Roraima (41,8), Rondônia (33,7), Pará (33,6), Tocantins (30,1) e Acre (26,7). No total, a Região Norte apresentou uma taxa de 35,8.
O Atlas da Violência, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, usa como base o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), ambos do Ministério da Saúde.
Os dois sistemas do Ministério da Saúde incluem informações sobre o registro de morte, diferentemente dos sistemas divulgados pelas polícias, cujos dados se baseiam em registros de ocorrência.
Segundo o Atlas da Violência 2024, no Norte existe a atuação de pelo menos dez organizações criminosas internacionais nas áreas de fronteira, que atuam em conjunto com os grupos brasileiros e em outras vezes disputam rotas e territórios.
Com informações do Valor Econômico