Pastor Oton Alencar, um ano de saudades…
1. Saudades… No último dia 19 de julho completou um ano do falecimento do Pastor Oton Miranda de Alencar, ex-presidente da Assembleia de Deus no Amapá, fundada há 107 Anos por Clímaco Bueno Aza e Manuel José de Matos Caravela. Oito meses antes, em 20.11.2023, o Pastor Oton se jubilou, passando a Igreja para o seu sucessor.
2. Origem e Vida Familiar. Oton Miranda de Alencar nasceu no dia 19 de outubro de 1943 e viveu exatos 79 anos e 9 meses, ou seja, 29.125 dias, o que totalizaram mais de 700.000 horas de vida. Nasceu numa localidade conhecida de Asa Branca, em Campo Maior, hoje município de Vitorino Freire/MA. Filho do casal Otoniel Alves de Alencar e Augusta Miranda de Alencar, ambos de saudosa memória. Casou com Juracy de Almeida Alencar, com quem teve quatro filhos: Ariadne, Dreiser, Ligéia e Otnaracy, os quais lhe deram os netos: André Vitor, Oton Neto, Alek, Ana Clara, Lucas, Helena, Athus, Yasmin, e Abigail.
3. Vida profissional. Pastor Oton cursou a Faculdade de Farmácia e Bioquímica em Belém do Pará. Em terras amapaenses sua carreira profissional e eclesiástica tornou-se mais que profícua. Cursou Direito na Universidade Federal UNIFAP e tornou-se Advogado. Foi, por muitos anos, professor federal concursado e pós-graduado no antigo IETA, hoje UEAP – Universidade Estadual. Foi também jornalista, cronista, escritor, juiz arbitral e juiz de paz. Como escritor, publicou quatro obras, dentre elas a biografia de seu pai Pastor Otoniel, “O Apóstolo da Amazônia”.
4. Trajetória na presidência da Igreja. O Pastor Oton Alencar deixou uma trajetória de vida impecável. Passou 45 (quarenta e cinco) anos na gestão efetiva e contínua do Ministério Pioneira. Foram 17 (dezessete) anos como Vice-Presidente, ao lado de seu saudoso pai Pastor Otoniel Alves de Alencar. Depois da sucessão, foram 28 (vinte e oito) anos na presidência vitalícia da Assembleia de Deus – Igreja Mãe no Amapá, até passar espontaneamente o cajado ao novo presidente.
5. Cargos Máximos. Antes de sua jubilação, em novembro de 2021, foi eleito, por unanimidade, ao cargo máximo de Presidente Emérito da Convenção e da Igreja. Não lhe foi nenhum favor, pois, o brilho de seu ministério pastoral e de sua gestão eclesiástica foi e é tão intenso que transcendeu as fronteiras de nosso Estado e se estendeu ao território nacional, tanto que foi eleito e faleceu como Vice-Presidente Nacional da Assembleia de Deus no Brasil, fato que honrou tremendamente a AD – A Pioneira e o Estado do Amapá.
Mas, se quisermos fazer um destaque, podemos dizer que o protagonismo principal do Pastor Oton está relacionado à sua carreira pastoral de quase meio século cuidando da “Noiva de Cristo” no Amapá.
6. Legado. O Pastor Oton foi o mentor da criação e organização de diversas Missões da Igreja, a saber, criou as Missões Jovem, Infantil, da Família, da Integração e Discipulado, Visitação, Núcleos Familiares, Capelania, Intercâmbio Parlamentar, Sociedade Beneficente O Bom Samaritano, do 1º Núcleo da EETAD/AP – Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus no Amapá e o Seminário Teológico – SETAD. Enviou missionários para diversos lugares, inclusive outros países; abriu as portas para a ascensão do ministério feminino pastoral, idealizou e iniciou os trabalhos da Construção da Catedral Pentecostal no Meio do Mundo, inaugurada pelo novo presidente no dia 30.11.2023. Fundou a ALEA – Academia de Letras Evangélica Amapaense, foi o mentor do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, participou do restabelecimento da Convenção Nacional da Assembleia de Deus no Brasil, criada pelos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, da qual foi o Vice-Presidente Nacional, como já dissemos. Foi eleito e oucpou a Cadeira nº 27 da Academia Amapaense de Letras – AAL, Entidade Literária máxima em nosso Estado, que já conta com mais de 70 (setenta) Anos de existência.
Em contrapartida, a sociedade secular retribuiu, concedendo-lhe várias honrarias, títulos e comendas que buscam traduzir o respeito conquistado com solidez de caráter e vida ilibada. Ano passado (2023), a Prefeitura de Macapá denominou a Praça da Bíblia com o seu nome, erigindo no local o seu busto.
7. Um Ano de Saudades. O Pastor Oton Alencar continua sendo muito amado e querido por seus familiares, irmãos e amigos. Depois de um ano de sua partida, deixa saudades e um testemunho vibrante de um servo de Deus, operante, resignado, proativo, resiliente e temente ao Senhor. Ele combateu o bom combate e encerrou a carreira. Guardou vívida fé em seu coração. Sua passagem entre nós foi marcante. Sua voz profética aos corações jamais será esquecidos. Deixou um legado e pegadas com marcas de amor, de fé, oração, perseverança e fidelidade a Deus. Seu exemplo ficará entrelaçado e vividamente presente na vida de seus filhos físicos e espirituais que deixou. Sua ausência será sempre sentida. Foi também um dos grandes profetas de nossa geração. Colaboração: Pastor Levita Rodriguez Brito, da Academia de Letras ALEA.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Pastor Oton Miranda de Alencar, uma vida dedicada à história do Evangelho no Estado do Amapá.
2- Imagem histórica: Pastor Oton ladeado por seus pais Otoniel e Augusta Alencar e por seus irmãos.
3- Ao lado de sua esposa, filhos e netos, o Pr. Oton celebra um de seus aniversários na igreja que presidia.
GESTÃO
Amigo e apoiador das Entidades Eclesiásticas. Esta foto é do ano de 2006, quando estava sendo implantado no Estado do Amapá o Dia do Evangélico, projeto de lei de autoria da então deputada estadual Mira Rocha e lei sancionada pelo então governador Waldez Góes.
Na imagem, o Pastor Oton Alencar, presidente da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, a mais antiga e a maior do estado, com todo zelo e parceria, está ladeado apoiando lideranças da Ordem dos Ministros Evangélicos do Estado do Amapá (OMEAP), da Convenção Interdenominacional das Comunidades Evangélicas e Igrejas do Brasil (CONICEIB) e demais agremiações cristãs estaduais e municipais da época, representadas pelo Apóstolo Órley Alencar, o líder do Apostolado Amapaense.
Antes de passar para a eternidade, o Pastor Oton mentoriou a criação do Conselho Estadual de Pastores do Amapá que inicialmente abrigou os ministérios que faziam parte do Colégio de Presidentes da então Convenção UFIADAP. Com a extinção do referido Colégio, o Conselho Sacerdotal surgiu.
ESPECIAL
Direito & Cidadania. Diz a Constituição Federal, “Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”.
Registramos mais um caso de êxito do Advogado Dr. Besaliel Rodrigues, agora na área do Direito Constitucional do Consumidor: Um Casal de professores lotados em Oiapoque/AP, na Vila do Camopi, região da fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, juntaram dinheiro por mais de um ano e compram um pacote completo de viagem para passar férias e conhecer a cultura e a história de Portugal. Na data aprazada, iniciaram a viagem. Na conexão do vôo em Belém, descobriram que o trecho até Lisboa não foi efetivado pela Agência de Viagens. Tristeza total. Após muita luta em Belém, sem sucesso, retornaram para Camopi.
Logo depois, contrataram Advogado que impetrou Ação própria na Justiça. O juiz Dr. Naif José Maués Naif Daibes, relator do caso, depois de ouvir e analisar os argumentos das partes, deu ganho de causa ao Casal, determinando que a empresa ré devolvesse todos os valores do pacote e mais indenização por danos morais.
REFLEXÃO
Tema: Salmo 46, o Salmo da proteção presente.
A nova Revista (Trimestral) da Escola Dominical do PECC – Programa de Educação Cristã Continuada da CADB – Convenção da Assembleia de Deus no Brasil, traz como tema curricular o Livro de Salmos.
Hoje falaremos do Salmo 46. Trata-se de um cântico de reconhecimento da autoridade de Deus, uma poesia que nos fascina por sua beleza e contemporaneidade. É um grito contra todo tipo de medo e ansiedade.
“Aquietai-vos” lembra com precisão, a ordem dada por Cristo sobre as águas agitadas da Galiléia. Este é chamado de o “Salmo de Lutero”, pois serviu de inspiração para que ele escrevesse uma das mais belas canções da Reforma Protestante: Castelo Forte, encontrado no hinário Harpa Cristã, nº 581.
Assim, quando estivermos em apuros, em momentos de grandes dificuldades e desafios na vida, devemos ler este salmo, invocar a proteção divina e crer que Ele é Deus, que Ele é refúgio e fortaleza, socorro presente em todos os instantes de nossa vida. E mais, quando tudo parece difícil e desfavorável, devemos nos aquietar, orar e adorar a Deus, para que o Seu poder se manifeste em nosso favor. Amém!
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra V: Visão geopolítica: Utilizaremos aqui o termo “visão” no sentido de compreensão, entendimento, percepção, discernimento, ou seja, de ver as coisas com “olhos de lince”. “Geopolítica” será aplicada colocando o Estado e a sociedade no epicentro das relações de poder entre os diferentes Estados e suas estratégias e articulações que se desdobram em diferentes períodos e conjunturas.
Em matéria de petróleo, a visão geopolítica do Brasil é fraca, pois os políticos são pouco competentes e a sociedade é neófita no assunto. Na verdade, isso acontece com relação a todas as riquezas do país.
Em termos de geopolítica, nossa visão da conjuntura mundial é míope, para não dizer pífia, pois desde o descobrimento, há meio milênio, somos arrestados em nossa fortuna coletiva. Desde lá, os estrangeiros, com melhor visão geopolítica, têm se aproveitado de nossa visão curta de mundo e levado nossas commodities.
O último exemplo é o caso do petróleo da Bacia do Amapá. Se fôssemos bons em visão geopolítica, trabalharíamos esta riqueza para fazer uma revolução econômica e social em nosso estado e em nosso país.