Isto não é normal: Dinheiro do Amapá doado para outros estados
1. Hoje é Dia dos Pais, Dia do Estudante e Dia do Advogado. Neste domingo de encerramento das Olimpíadas de Paris 2024, o Brasil está celebrando três datas marcantes: Dia dos Pais (2º domingo de agosto) e o famoso 11 de agosto, dia do Estudante e do Advogado. Particularmente, estou muito feliz pelas três datas, pois sou pai do André e da Raquel, sou estudante da pós-graduação da Unifap e sou advogado da OAB/AP. Obs.: O 11 de agosto é a data de fundação dos primeiros cursos superiores do Brasil, dentre eles, o Curso de Direito.
Assim, com esta tríplice alegria no coração, parabenizamos todos os pais, todos os estudantes e todos os advogados leitores desta Coluna. Também, parabenizamos todos os atletas brasileiros que participaram das Olimpíadas Paris 2024, independentemente dos resultados que obtiveram.
2. Isto não é normal: Por que parlamentares federais da Bancada do Amapá no Congresso Nacional estão destinando dinheiro de emendas orçamentárias do Amapá para outros estados? É o que está denunciando a imprensa brasileira em todo o país.
É isso mesmo o que você está lendo. Dinheiro de emendas orçamentárias reservadas para o povo do Estado do Amapá está indo para os estados do Ceará, Maranhão e Bahia, enviado por parlamentares federais eleitos pelo povo amapaense para defender nossos interesses no Parlamento brasileiro.
Tanto a imprensa nacional, como autoridades de todo o Brasil e o povo amapaense estão sem entender a lógica da atitude destes políticos, pois o Estado do Amapá é um dos mais pobres da Nação, carente de recursos em todas as áreas e ainda sofre uma “traição” política desta natureza.
Este fato precisa ser mais bem discernido e explicado para o eleitorado.
3. Macapá é outra. Por outro lado, em nível municipal, o povo está sentindo cada vez mais orgulho da atual gestão da Capital do Estado, pois o atual prefeito Furlan, com o seu plano de governo, conseguiu fazer em 3 (três) anos o que todos os últimos políticos não fizeram em 30 (trinta) anos. O citado governante está conseguindo recuperar os prejuízos causados por alguns políticos anteriores, que fizeram apenas o básico e foram tão somente fisiologistas em seus antigos mandatos.
A pergunta geral que ecoa na sociedade amapaense é: Por que antes também vinham tantas emendas orçamentárias federais, como está vindo hoje e os gestores faziam tão pouco e, agora, tudo se faz e a cidade está sendo toda reformada? A impressão que fica é a de que os ex governaram sem saber governar, ou seja, foram apenas “funcionários políticos”. O atual gestor da Capital do Estado, mesmo sendo médico, está surpreendendo todo o povo amapaense com sua excelente capacidade política e administrativa de governar.
4. Posse dos novos Conselheiros da Cultura Gospel. Aconteceu na última 3ª feira, 06.08.2024, às 19 horas, no Museu Fortaleza de Macapá, a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Política Cultural. Dois dentre todos se destacaram, a saber, Mana Disa Gaia e o Pastor Denis Albuquerque, que foram eleitos pelo voto popular para ocuparem as cadeiras destinadas à representação da Cultura Gospel no citado Conselho. Então, parabenizamos os referidos Conselheiros da Cultura Gospel do Estado do Amapá, desejando um abençoado mandato. O seguimento agora está realmente bem representado!
5. Eleições 2024: Partido Novo confirma Sharon Braga como candidato à prefeitura de Macapá. Eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. Legendas definiram até 5 de agosto sobre coligações e escolha definitiva de seus candidatos.
O Partido Novo confirmou a candidatura de Sharon Braga para a prefeitura de Macapá nas eleições de 2024. O nome de Sharon foi aprovado durante convenção do partido na noite da última segunda-feira (5). A advogada Daniela Fortunato (Novo) será a vice na chapa aprovada na convenção.
Questionado sobre a principal meta para a prefeitura de Macapá, Sharon Braga afirmou que o foco será defender a democracia e incentivar o empreendedorismo.
“O meu principal posicionamento consiste na defesa da democracia, das liberdades civis, com incentivo ao empreendedorismo e à participação cidadã na política, com atuação do Estado nas áreas de educação básica, saúde, segurança, infraestrutura”, disse o candidato. Fonte: g1.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Decepção: Até quando o povo do Amapá sofrerá frustrações com seus representantes políticos?
2- Parabéns ao quarteto de heróis deste domingo: os pais, atletas olímpicos, estudantes e advogados.
3- Cultura Gospel. Posse dos novos Conselheiros: Mana Disa Gaia e Denis Albuquerque. Parabéns!
GESTÃO
Eric Liddell: O atleta olímpico que virou missionário. Uma história em homenagem ao encerramento das Olimpíadas de 2024. Em 2004, na Olimpíada da Grécia, o atleta chinês Liu Xiang conquistou a medalha de ouro nos 110 metros com barreiras e se tornou o primeiro campeão olímpico de atletismo da China. Mas quem for a Weifang, em Shandong, encontrará um monumento a outro chinês que ganhou ouro no atletismo 80 anos antes.
O monumento marca o local de sepultamento de Eric Liddell, filho de missionários escoceses, que competiu há 100 anos, pelo Reino Unido, nas Olimpíadas de Paris de 1924.
Nascido em Tianjin, China, Liddell morreu em um campo de concentração japonês perto de Weifang durante a Segunda Guerra Mundial. Uma foto dele está fixada em um poste de luz e uma grande pedra de granito inscreve suas conquistas. Na biografia de Liddell, Duncan Hamilton descreve o monumento como “uma homenagem comunista a um cristão, um homem que a China se orgulha de considerar seu primeiro campeão olímpico”. Saiba mais em www.guiame.com.br.
ESPECIAL
Direito & Cidadania. Diz a Constituição Federal, “Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”.
Registramos mais um êxito de nosso trabalho, agora na área do Direito Constitucional Administrativo. Caso: Acadêmicos de curso superior de Universidade Pública aqui no Amapá entram em desavença com professor concursado da IES, acusando-o de não ministrar todas as aulas presenciais previstas no cronograma anexo ao plano de ensino da disciplina. Assim, o Ministério Público Federal foi provocado e impetrou na Justiça Federal Ação de Improbidade contra o referido mestre. A defesa explicou ao Magistrado Federal que a profissão do magistério possui peculiaridades próprias protegidas pelo Direito de Cátedra, que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB permite a aplicação de um percentual de aulas por meio de atividades extra-classe, que a acusação feita com base na Lei de Improbidade não se subsumia à atuação do docente denunciado. O Juiz Federal acatou a defesa e inocentou o professor. Caso encerrado.
REFLEXÃO
Tema: Salmo 91 – O esconderijo do Altíssimo.
Este é conhecido como o “Salmo da Proteção Divina” e é um dos salmos mais lidos do mundo. Dizem os três primeiros versos: “1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 3. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.”.
O Salmo 91 é uma página de fé e sabedoria para a nossa vida diária. Uma riqueza literária inspirada por Deus derrama-se por todo este belo hino, revelando o amor e a proteção de Deusa para todo discípulo fiel.
Com este Salmo aprendemos que em todas as nossas orações devemos pedir a proteção de Deus em tudo. A expressão “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo” significa que quando buscamos a proteção em Deus, Ele nos torna invisível aos olhos de nossos inimigos, que tentam nos ferir, nos entristecer, causar prejuízos, dor, desespero, desilusão etc. Quem se refugia em Deus, descansa à sua sombra. Afinal, quem tem coragem de mexer com um protegido do Senhor?
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra Y: YPF S/A. Esta sigla significa “Yacimientos Petrolíferos Fiscales” – YPF S/A e equivale à Petrobras. É uma empresa estatal petroquímica argentina dedicada à exploração, produção, refino, comercialização de petróleo, gás natural e seus derivados, como combustíveis, biocombustíveis, lubrificantes, fertilizantes, plásticos e outros produtos relacionados à indústria petroquímica, além de atuar na produção de eletricidade. A empresa tem uma composição societária mista, na qual o Estado argentino detém 51% das ações e os 49% restantes estão listados na Bolsa de Valores de Buenos Aires. A YPF S/A é uma das maiores empresas da Argentina e a maior petroleira da região, empregando milhares de pessoas em todo o país.
Curiosidades: a) A expressão espanhola “Yacimientos” significa “campos ou depósitos ou reservas”; b) A empresa YPF S/A tem filial aqui no Brasil e possui história parecida com a sua congênere brasileira Petrobras; c) A “Petrobras” da Venezuela se chama PDVSA – Petróleo da Venezuela S/A; e d) Na Noruega se chama OilStation, em livre tradução: “Petróleo Estatal”. Fonte: Com informações da Wikipédia.