CONFRADAP promove AGO 2024 e celebra Jubileu de Cristal
1. AGO 2024 da CONFRADAP. A Convenção das Assembleias de Deus do Estado do Amapá (CONFRADAP) realizará a partir da próxima 5ª feira e até sábado, de 07 a 09 de novembro de 2024, mais uma Assembleia Geral Anual Ordinária (AGO-2024). No mesmo período, serão celebrados os 15 Anos (Jubileu de Cristal) de reorganização da Entidade Pastoral.
A referida AGO é um evento que acontece uma vez por ano, quando todos os pastores, evangelistas e missionários filiados à Agremiação são chamados para, juntos, fazerem um levantamento global das atividades da igreja em todos os lugares onde atua. Neste balanço geral são analisados os resultados espirituais e financeiros da Instituição, discutidas e elaboradas normas eclesiásticas, ordenados novos pastores e consagrados novos evangelistas e missionários que irão atuar ministerialmente no âmbito do Ministério.
É costume convidar preletores e cantores destacados para abrilhantarem os devocionais e os Cultos que acontecem à noite, pois as sessões plenárias são realizadas nos turnos da manhã e da tarde.
Dentre os convidados especiais deste ano estão os pastores Napoleão Falcão (João Pessoa-PB), Léa Mendonça (Rio de Janeiro) e Genival Bento (Maceió-AL). Os cultos à noite são de entrada franca. Participe!
2. Reforma Protestante, 507 Anos. A Reforma Protestante transformou o mundo em áreas cruciais, e hoje, ao celebrarmos seu impacto, podemos ver como ela trouxe progresso à educação, ciência, sociedade, política e economia, bem como na vida espiritual de milhões.
Educação: Lutero traduziu a Bíblia para o alemão, tornando-a acessível e incentivando a alfabetização. Em pouco tempo, escolas foram fundadas em toda a Europa, defendendo o ensino universal. O índice de alfabetização aumentou exponencialmente.
Ciência: Ao promover o livre exame das Escrituras, a Reforma inspirou a busca pelo conhecimento. Reformadores como João Calvino incentivaram estudos científicos, influenciando mentes que contribuíram para o avanço da ciência.
Social e Político: A Reforma desafiou o autoritarismo e a tirania religiosa, plantando sementes para a democracia. O conceito do “sacerdócio universal” deu valor à dignidade individual, permitindo que cada pessoa tivesse acesso direto a Deus (1 Pedro 2:9).
Econômico: A ética do trabalho protestante, como abordada por Max Weber, moldou a mentalidade de produtividade e honestidade, impulsionando economias modernas.
Consciência e Vida Espiritual: Inspirada pelos Solas da Reforma – “Sola Scriptura” (Somente a Escritura), “Sola Fide” (Somente a Fé), “Sola Gratia” (Somente a Graça) – a Reforma restaurou a centralidade de Cristo na fé cristã (Efésios 2:8-9).
Lutero declarou: “Não posso e não quero retratar-me de nada, pois não é seguro nem honesto agir contra a consciência.” Esse compromisso com a verdade foi como uma tocha na noite escura da superstição. A pregação expositiva foi vital para espalhar a palavra de Deus com clareza e profundidade. Ilustrando isso, imagine um espelho embaçado sendo polido até revelar a imagem perfeita de Cristo. Assim, a Reforma trouxe a luz da Palavra pura ao coração dos homens.
Aplicando isso, sejamos portadores dessa luz, defendendo a fé com coragem. Que o nosso grito seja como o de Lutero: “Post tenebras lux” (“Após as trevas, luz!”), vivendo e proclamando o Evangelho que ainda transforma corações e nações. Fonte: Internet.
3. Marcha para Jesus Amapá 2024. Venha participar da grande Marcha para Jesus 2024, no próximo dia 16 de Novembro, com concentração inicial às 16h, na Praça da Bandeira!
Seja um voluntário colaborador na Marcha para Jesus e realize o seu Cadastro Voluntários de Líderes e ajude a Marcha para Jesus acontecer!
Nesse movimento de fé e esperança, vamos juntos proclamar a mensagem de amor e união, declarando o senhorio de Jesus Cristo e proclamando a sua maravilhosa vinda!
Inscreva-se agora e faça parte desse grande evento: https://marchaparajesusap.com/
4. Conferência Internacional sobre Meio Ambiente. ATENÇÃO: As vagas são limitadas (280 lugares). Inscreva-se pelo sympla, com antecedência, na Conferência Internacional sobre Meio Ambiente que irá acontecer no TRE/AP, nos dias 20, 21 e 22.11.2024. Na Abertura, dia 20, 4ª feriado, a partir das 17h, a Conferência iniciará com o lançamento do Livro “Direito do Petróleo do Amapá”, de autoria coletiva de professores do Doutorado em Direito da UNIFAP.
DESTAQUES DA SEMANA
1- A CONFRADAP é a maior corporação de ministros evangélicos do Estado do Amapá.
2- A Reforma Protestante é o 2º maior evento histórico do Cristianismo no mundo, depois de Cristo.
3- A Marcha Para Jesus é o atual maior movimento de rua de proclamação do evangelho no Brasil.
GESTÃO
A força das Mulheres nas Eleições Municipais de 2024. Duas evangélicas se destacaram como as mais votadas no estado do Amapá. Na Capital, a Pastora Léia Pelaes e no interior, em Oiapoque, a Irmã Rose, que foi a única mulher eleita no município da fronteira.
O desempenho das mulheres nas eleições municipais no Amapá foi destaque. Nos 16 municípios do Estado, 42 mulheres foram eleitas, ou reeleitas, para mandato de vereadoras. Macapá (6), Santana (5), Cutias (5) e Itaubal (5) lideram o número de eleitas. Em Vitória do Jarí nenhuma mulher conseguiu se eleger ou reeleger.
O crescimento da força da mulher na política amapaense parece está ligado à excelente performance da 1ª Dama da Capital Rayssa Furlan, candidata a senadora nas eleições de 2022. Naquela oportunidade, Rayssa teve 174.128 votos, ou seja 42,52% do eleitorado, ficando, portanto em 2º lugar na corrida ao Senado. De lá para cá, a força política das mulheres somente cresce. Parabéns!
ESPECIAL
Direito & Cidadania. O petróleo na CF/1988 – 10ª Parte.
Diz o art. 238 da CF: “A lei ordenará a venda e revenda de combustíveis de petróleo, álcool carburante e outros combustíveis derivados de matérias-primas renováveis, respeitados os princípios desta Constituição.”.
Esta norma referida na Constituição é a Lei Federal nº 9.847, de 26.10.1999, que dispõe sobre a fiscalização das atividades relativas ao abastecimento nacional de combustíveis, de que trata a Lei no 9.478/1997, estabelece sanções administrativas e dá outras providências. Veja que os números das duas leis são parecidos.
Devido serem altamente inflamáveis e de possuírem outros riscos, os combustíveis só podem ser adquiridos de empresas distribuidoras autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP)a exercer tal atividade. Portanto, é importante ter certeza de que a distribuidora esteja autorizada pela ANP. Uma das resoluções da ANP que trata deste assunto é a Res. ANP nº 950, de 5 de outubro de 2023. Continuaremos na próxima oportunidade.
REFLEXÃO
Tema: A Bíblia e a justiça intergeracional – 3ª parte
Na esfera bíblica, a preocupação com a intergeracionalidade surge a partir da queda do ser humano no Jardim do Éden, depois do episódio da desobediência. Com a prática do pecado, o ser humano perde o direito da providência divina plena. Caso o ser humano não tivesse errado, continuaria em estado de santidade perante Deus e não teria necessidade de seu preocupar com as eventuais “necessidades” do seu presente e do seu futuro, pois em tudo estaria resguardado pela proteção divina.
O Jardim do Éden era o lugar de amparo perfeito. A infração edênica gerou a expulsão, a separação, o afastamento do Criador. Agora, distanciado do Eterno, aquilo que era providencial, perfeito, posto, passou a ser previdencial, atribulado, chambão.
Dentro do Éden havia providência divina; o presente e o futuro estavam plenamente na responsabilidade de Deus. Fora do Jardim, o ser humano passa a buscar e construir sua previdência, ou seja, ele próprio terá de trabalhar, produzir e resguardar o necessário para o seu presente e futuro.
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra R: Instruindo o povo do Amapá para novos tempos que se aproximam.
Reservatório ou Depósito de petróleo: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, X, é “configuração geológica dotada de propriedades específicas, armazenadora de petróleo ou gás, associados ou não;”.
Revenda: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, XXI, é a “atividade de venda a varejo de combustíveis, lubrificantes e gás liquefeito envasado, exercida por postos de serviços ou revendedores, na forma das leis e regulamentos aplicáveis;”.
Royalties: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), Art. 47: “Os royalties serão pagos mensalmente, em moeda nacional, a partir da data de início da produção comercial de cada campo, em montante correspondente a dez por cento da produção de petróleo ou gás natural.”. Além dos royalties, o petróleo gera diversas outras receitas previstas nos arts. 45 a 55 da referida lei.