A cantora Preta Gil, de 50 anos, que foi submetida a uma cirurgia para retirada de tumores na última quinta-feira (19), segue internada na UTI do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em estado estável. Segundo Malu Barbosa, amiga pessoal de Preta, que acompanha a recuperação da cantora no local, o quadro de saúde da cantora segue o mesmo daquele informado no último boletim médico emitido pelo hospital. “O boletim de ontem segue igual’, declarou.
No sábado, a equipe responsável pela Preta soltou a seguinte nota: “A paciente Preta Maria Gadelha Gil Moreira (Preta Gil) foi submetida a uma cirurgia, na última quinta-feira, dia 19 de dezembro. No momento, encontra-se em estado estável e deverá permanecer internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelos próximos dias, conforme planejado. A paciente está sendo acompanhada pelas médicas lideradas pelo Professor Doutor Roberto Kalil Filho, Dra. Roberta Saretta, Dra. Fernanda Caparelli e Dr. Frederico Teixeira”, dizia o texto.
Cirurgia de 21 horas
O procedimento foi realizado em São Paulo e durou 21 horas. Segundo a equipe da artista, a operação teve início às 6h de quinta-feira (19) e só terminou às 3h de sexta-feira (20). Em janeiro de 2023, Preta foi diagnosticada com um tumor no intestino e anunciou a remissão da doença no fim daquele ano. Mas, em agosto deste ano, depois de realizar exames de monitoramento, a cantora anunciou que o câncer havia voltado, em diferentes partes do corpo: dois tumores nos linfonodos, um nódulo no ureter e metástase no peritônio (membrana que protege os órgãos abdominais).
Preta Gil fez uma nova cirurgia para a retirada de tumores na quinta-feira (19). A operação estava marcada para o dia 15 de dezembro, mas foi remarcada para o dia 19. Em um vídeo postado em seu perfil no Instagram, antes do procedimento, a cantora explicou que, por recomendação médica, pode também começar um tratamento no exterior. “Sei que muitos de vocês estão se perguntando por que estou em Nova York. Eu vim ter uma consulta com uma médica oncologista especialista no tipo de tumores que eu tenho. Foi a pedido dos meus médicos no Brasil, para que a gente ouvisse uma segunda opinião”, contou.
Na ocasião, Preta explicou que a cirurgia para a retirada dos tumores já estava agendada há algum tempo e que, em seguida, existe uma “possibilidade real” de que ela faça uma nova quimioterapia. “A quimioterapia que eu fiz no Brasil não foi tão eficaz como eu esperava e os médicos também. Então a gente tem que buscar alternativas em países diferentes, com tipos de estudos diferentes que ainda não foram publicados, drogas que ainda não chegaram ao Brasil. Espero que eu tenha boas notícias, que ela possa dar esperança de que eu possa me tratar aqui depois da cirurgia”, afirmou.
A cantora finalizou o vídeo pedindo “boas vibrações” e explicando que achava importante compartilhar como está. “Se Deus quiser, farei o tratamento que for mais indicado para mim, no Brasil ou fora”, disse.
Na véspera da cirurgia, Preta já havia contado na rede social que o procedimento seria “muito grande”. “Aqui estou eu, mais uma vez diante de uma cirurgia muito grande, mas minha fé, minha vontade de viver é maior que tudo! O sentimento agora é de gratidão e muito amor no coração. Gratidão por poder me tratar, por estar cercada de médicos muito competentes, um amor que transborda vindo da minha família dos meus amigos e de vocês! Amanhã a cirurgia começa muito cedo, e pedi à minha equipe que informem vocês! Rezem por mim! Meu filhote está aqui comigo, cuidando da mãezinha dele, te amo, Francisco”, escreveu Preta na legenda da imagem em que aparecia na cama do hospital ao lado do filho, Francisco Gil, de 29.
Fonte: Quem