O Carrefour Brasil, anunciou na terça-feira (11/2), que pretende fechar seu capital no Brasil, sair da listagem da Bolsa de Valores (B3) e se tornar subsidiária do Carrefour França e do Carrefour Holanda.
Entenda
- A proposta da companhia foi encaminhada ao Conselho de Administração do Carrefour Brasil. A ideia é recomprar as ações que hoje são negociadas na B3.
- O Carrefour também quer comprar a fatia restante do capital do Atacadão, do qual possui 70% das ações.
- A matriz francesa pretende transformar a rede de atacarejo, que abriu seu capital no Brasil em 2017, em subsidiária integral do grupo.
- Atualmente, as operações do Carrefour Brasil estão reunidas em companhia brasileira de capital aberto, listada na B3 e controlada pela multinacional francesa.
O que diz o Carrefour
De acordo com comunicado ao mercado divulgado na tarde de terça-feira, os papéis do Carrefour Brasil passarão a fazer parte de nova empresa, a MergerSub, totalmente controlada pelo grupo europeu.
Entre os principais acionistas do Carrefour Brasil, estão os herdeiros do empresário Abílio Diniz (1936-2024).
Ainda segundo o Carrefour, foi criado, em janeiro deste ano, comitê independente formado por três integrantes, que está em negociações avançadas em torno do fechamento de capital.
Ações sobem
O anúncio do Carrefour Brasil foi bem recebido pelos investidores.
As ações da companhia dispararam mais de 14% no pregão de terça-feira, negociadas a R$ 7,10. Foi a maior alta do pregão.
Fonte: Metrópoles