O Banco de Leito Humano do Amapá continua a convocar mulheres que estão amamentando para salvar a vida de dezenas de bebês, por meio da doação do leite materno. A campanha solidária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) conquistou, de 21 a 26 de fevereiro, o cadastro de 30 mulheres no Banco de Leite Humano (BLH). Na semana seguinte, o número total chegou a 45.
Porém, o projeto também coloca em evidência que o estoque do BLH ainda é considerado insuficiente para suprir a demanda do Hospital da Mulher Mãe Luiza, e para a distribuição total aos que necessitam.
A doação de leite materno é um ato com o qual muitas mulheres lactantes podem contribuir. A coordenadora do BLH também ressalta que alimentar o recém-nascido com o leite da mãe proporciona benefícios que estão relacionadas às melhorias da imunidade, digestão e absorção de nutrientes.
O leite doado é fornecido no caso de mães que não conseguem produzir leite suficiente para o seu próprio filho, assim também nos casos que o leite da própria mãe não está disponível, para esses casos o leite materno doado e pasteurizado é a melhor opção.
Para mulheres lactantes que desejam contribuir, o atendimento a domicílio para coleta de leite humano é acionado pelo número (96) 98416-4400.
O Banco de Leite Humano funciona no prédio em frente ao Hospital da Mulher Mãe Luzia, na Avenida FAB, nº 1070, edifício Office Center, no Centro de Macapá.