Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Colunista > Besaliel Rodrigues > Coluna Tribuna Cristã nº 839 – 30.03.2025
Besaliel Rodrigues

Coluna Tribuna Cristã nº 839 – 30.03.2025

Besaliel Rodrigues
Ultima atualização: 30 de março de 2025 às 00:41
Por Besaliel Rodrigues 3 meses atrás
Compartilhar
Besaliel Rodrigues. | Foto: Arquivo Pessoal
Compartilhar


Associação de Magistrados Evangélicos empossa nova diretoria
1. Magistrados Evangélicos do Brasil. A nova diretoria da Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos (Anamel) tomou posse em Brasília, sob o compromisso de atuar pela justiça e pela paz. A desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Nilsoni de Freitas assumiu a presidência da entidade para o segundo mandato e contará com um novo corpo diretivo para a condução dos trabalhos durante o próximo biênio, de 2025 a 2027.
Na solenidade, a presidente reforçou o papel da associação em busca da justiça e da paz com base nos valores compartilhados da fraternidade e da liberdade. A partir dos conceitos de escolha e legado, ela apresentou a relevância do trabalho realizado desde a fundação da associação, em 2001. “Ao longo desses mais de vinte anos, a associação tem trabalhado para construir uma história de luta por valores que, muitas vezes, parecem frágeis diante de um cenário social permeado por desigualdades e discórdias, mas que impulsionam a missão da magistratura pelos valores da justiça e da paz”, disse Nilsoni de Freitas.
A desembargadora também avaliou que as transformações comuns da modernidade têm moldado novos direitos e novas cidadanias. Para ela, é dever da magistratura atentar para o tratamento justo e apropriado às necessidades de cada indivíduo e, ainda, viabilizar o diálogo construtivo em meio a um contexto de polarização extrema. “Por essa razão, é fundamental nosso posicionamento acerca de questões relevantes como o direito à vida, o direito das mulheres, das crianças, dos idosos negligenciados, sendo proveitoso que busquemos ser uma referência de pacificação quanto à liberdade religiosa e de expressão”.
Sobre a Anamel. Criada em 2001 no Rio de Janeiro, a entidade reúne atualmente cerca de 200 magistrados e magistradas estaduais, federais, do Trabalho, e eleitorais em todos os graus de jurisdição e regiões do Brasil. A associação atua em diversas áreas, incluindo a representação de seus membros em ações que aperfeiçoem a prática da Justiça a partir de princípios e valores fundamentais de uma sociedade justa e fraterna e pela defesa dos direitos de todos. Fonte: https://reporterbrasilia.com.br/magistrados-empossados-na-diretoria-da-associacao-nacional-de-magistrados-evangelicos-para-atuacao-em-prol-da-justica-e-da-paz/, em 15.02.2025.
2. Quando o ato de ajudar se torna um fardo abusivo. Diz a Bíblia, em Provérbios 25.16 e 17: “16. Achaste mel, come o que te basta. 17. Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar.”.
Sabe por que as pessoas que você mais ajuda ficam com raiva de você? No início elas ficam gratas, você é visto como alguém generoso, disponível e confiável. Parece algo positivo. Na segunda vez, isso já se torna esperado. A ajuda antes era valorizada; agora é vista como algo natural. As pessoas passam a contar com você. Na terceira vez, sua ajuda já vira uma obrigação. Ninguém mais pede. Apenas espera. E se você não fizer? Você passa a ser uma pessoa ruim. O que antes era admiração, agora é frustração. Inclusive, elas têm a audácia de perguntar: Como assim você não pode mais me ajudar? E quando você se recusa a ser a pessoa salvadora delas, elas viram as costas e passam a falar mal de você, lhe difamando, dizendo que você não é mais aquela pessoa de antes, que virou mesquinha, desalmada e espiritualizam a questão, dizendo que se tornou sem Deus no coração. Conclusão: Ajudar não é o problema. O problema é quando você ajuda tanto os outros, sem discernimento e sem critérios, esquecendo, muitas vezes, de cuidar mais de si mesmo.
Então, na referência de Provérbio 25. 16 e 17, a Bíblia exorta tais oportunistas a não abusarem da boa vontade daquelas pessoas que Deus coloca em nossas vidas para nos socorrer em tempos difíceis.
3. Morre o presidente estadual das Assembleias de Deus do Mato Grosso do Sul. Faleceu esta semana em Campo Grande, Capital do estado do Mato Grosso do Sul, vítima de câncer na próstata, o Pastor Antônio Dionízio da Silva, presidente geral da mais antiga e maior igreja evangélica daquela UF.
O Pastor Antônio Dionízio, tinha 75 anos de idade e estava na presidência da citada Entidade desde 1991, portanto há 33 anos. Ele deixa três filhos e netos. Entre os filhos, o ex-vereador e ex-deputado federal em Campo Grande, Elizeu Dionízio.
O referido pastor era um dos mais conhecidos do assembleanismo contemporâneo brasileiro, pois prestou grandes serviços à Assembleia de Deus no Brasil, servindo na Mesa Diretora da Convenção Geral (CGADB) e também cooperando como Presidente do Conselho Administrativo da Editora CPAD, além de Presidir a Assembleia de Deus de Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS), bem como a Convenção destes respectivos estados. Registramos aqui nossas condolências à família, amigos e igreja sul-mato-grossense.

DESTAQUES DA SEMANA
1- Nilsoni de Freitas, Desª. do TJDFT, assume a presidência dos magistrados evangélicos do Brasil.
2- A prática da solidariedade deve ser um ato de honestidade das partes envolvidas na situação.
3- Faleceu o Pastor Antonio Dionízio da Silva, presidente da Assembleia de Deus do Mato Grosso do Sul.

GESTÃO
Conselho de Pastores de Mazagão. No próximo sábado, 05.04.2025, estará sendo fundado o Conselho de Pastores do Município de Mazagão. Diversas autoridades estão convidadas para este grande evento, como p. ex. o Conselho Estadual de Pastores, Poe meio do Pastor Besaliel Rodrigues.
A 1ª Diretoria (histórica) do referido Conselho é a seguinte: Presidente: Pastor Aluizio da Silva Costa, 1º Vice: Bispo Jonas da Silva Monteiro, 2º Vice: Pastor Nilson Pereira Gonçalves, 3º Vice: Bispo Silvio Ney Oliveira da Cruz, 1º Secretário: Pastor Marcondes de Lima Rodrigues, 2º Secretário: Pastor Maico Cena Morais, 1ª Tesoureira: Pastora Elizabete Tavares de Oliveira da Cruz, 2º Tesoureiro: Pastor Elizeu Mendes Barbosa, Presidente do Conselho Fiscal: Pastor Manoel Monteiro de Olanda, Membros titulares do Conselho Fiscal: Pastor Charles Ferreira Rodrigues, Pastor Alexandre Pereira Junior e membros suplentes: Pastor Raul Ferreira da Silva e Alonilson Nunes Ferreira.
Parabéns ao Pastor Aluizio da Silva Costa, o líder condutor de todo esse momento histórico.

ESPECIAL
Sugestão de Leitura nº 13. Livro “História de Oiapoque: Com o arquivo e as memórias de Rocque Pennafort”. Autora: Sonia Zaghetto. Brasília: Senado Federal, 2019, 456p.
Oiapoque é uma das poucas palavras que possui as cinco vogais. A expressão deriva de dois termos do dialeto indígena Waiãpi [Waiãpi + Oca (casa) = Oiapoque].
Quem visita o Oiapoque neste século XXI dificilmente imagina que o município pobre, localizado no extremo norte do Estado do Amapá, foi cenário de episódios históricos protagonizados por exploradores europeus, índios, prisioneiros políticos, escravos fugitivos, militares, aventureiros e cientistas.
O lugar de natureza exuberante e riquezas múltiplas foi objeto de disputa entre a França e o Brasil por mais de 300 anos. Incorporado ao mapa do Brasil no primeiro ano do século XX, constitui a maior fronteira: 730 Km. Oiapoque também deu ao país os primeiros indígenas eleitos para cargos políticos. Da chegada de Vicente Pinzón à inauguração da ponte binacional, por cinco séculos as águas do rio Oiapoque testemunha a história.

REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos pouco falados. Êutico, o cristão desatencioso. Atos 20.9: “E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar abaixo, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.”.
Significado do Nome: Êutico. vem do grego “Eútychos”, que siginifica próspero ou feliz.
Contexto histórico: Êutico foi um jovem de Trôade, hoje na Turquia, atendido por Paulo. Êutico adormeceu durante uma pregação longa de Paulo e caiu do terceiro andar de uma janela e morreu. Êutico simboliza aqueles cristãos que continuam “na janela da vida” entretidos com coisas mundanas, acreditando não ter problema. “Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.” – 1ª Co 11.30.
Lições de Vida: 1. Janela é símbolo de distração. Fuja das distrações deste mundo; 2. Sono significa perda de foco, o que pode levar à queda e à morte espiritual; 3. Saia de lugares que ameaçam sua comunhão com Deus; 4. Ter comunhão com Deus é o segredo do sucesso; 5. Deus sempre está pronto para nos dar uma segunda chance.

FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra M. Matriz energética. Atualmente a matriz energética mundial está baseada, principalmente, no petróleo, que conta com pouco mais de cem anos de exploração. Entretanto, já há debates e pesquisas avançadas buscando novas fontes de energia com vistas a substituir a fonte petrolífera.
Nessa corrida, a comunidade internacional busca adotar uma matriz energética limpa para o planeta, a exemplo da energia solar, da hidráulica e da eólica, tendo em vista o aumento do consumo dos derivados de petróleo como combustível de automóveis está relacionado à crescente emissão de poluentes, os quais causam dois sérios problemas ambientais: i) contribui para o efeito estufa, ao emitir dióxido de carbono (CO2); e ii) contribui para problemas de saúde pública, na medida em que, poluindo o ar atmosférico com gases tóxicos, causa problemas respiratórios e cancerígenos.
Por fim, a Lei 11.097/2005. Dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira e altera as Leis nºs 9.478/1997, 9.847/1999 e 10.636/2002. Fonte: Livro “Direito do Petróleo no Amapá – Vol. I”, p. 31-32.

Você pode gostar também

Coluna Tribuna Cristã nº 852 – 29.06.2025

Coluna Tribuna Cristã nº 851 – 22.06.2025

Coluna Tribuna Cristã nº 850 – 15.06.2025

Coluna Tribuna Cristã nº 849 – 08.06.2025

Besaliel Rodrigues

Besaliel Rodrigues 30 de março de 2025 30 de março de 2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior AO PASSADO DE EL SALVADOR
Próximo artigo Ácido hialurônico? De jeito nenhum!

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Skunk avaliado em R$ 30 mi estava camuflado em sistema de tubos de PVC
Polícia
Chaves e Chapolin têm data marcada para chegar ao streaming
Entretenimento
Com brilho de Fábio, Fluminense bate a Inter de Milão e vai às quartas
Esporte
Em Macapá, Elza Rezende transforma experiência médica em obra sobre diagnóstico
Amapá
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?