As novas tarifas impostas pelo governo Trump, anunciadas na última quarta-feira (2/4), devem causar grande impacto na indústria da moda global. Esses tributos, os mais altos em décadas, visam importantes polos de fabricação de vestuário e podem afetar até mesmo o preço dos produtos no Brasil.
Em movimento político de extremo protecionismo, Donald Trump definiu novas taxas de importação no país norte-americano. Quase todos os itens de moda vendidos nos EUA serão afetados, já que o país importa mais de 98% de suas roupas e cerca de 99% de seus sapatos, segundo dados do Business of Fashion.
Países como Vietnã, Camboja, Bangladesh e China passam por aumentos drásticos nas taxas de importação para os Estados Unidos. Essa medida levou à preocupação de associações do setor, que temem um efeito adverso em marcas e varejistas americanos, já que a Nike, por exemplo, fabricou 50% de seus calçados no Vietnã em 2024, enquanto a marca suíça de corrida On produziu 90% de seus tênis no país.
“O primeiro impacto direto em relação a essas tarifas que o governo norte-americano está colocando no mundo inteiro vai ser o aumento de custos, claramente, sejam eles financeiros, sejam questões logísticas. Veremos uma realocação global de fábricas, com uma restruturação das cadeias globais de produção”, diz Gabriel Melo, especialista em investimentos.
A partir de agora, a China estará sujeita a uma nova tarifa de 34% em cima das taxas anunciadas anteriormente, elevando sua taxa tarifária para 54%. Tanto o Vietnã quanto o Camboja, ambos importantes exportadores de itens de moda, enfrentarão taxas de importação nos EUA acima de 45%.
Diante desse cenário, as ações de diversas empresas do ramo também registraram queda após o anúncio, como a Nike, que caiu 7% na bolsa de valores nos últimos dias, e a Adidas, que enfrentou uma queda de mais de 10%. Já a LVMH, maior conglomerado de moda do mundo, caiu quase 9% desde o anúncio.
“Todo mundo vai sofrer de alguma forma. É bem possível que países menores vão ver crescer a demanda para começar a instalar fábricas, produções e indústrias. A tarifa existir ou não vai ser um fator decisivo para a realocação de produção”, completa.
Impacto das tarifas Trump no Brasil
No Brasil, o reflexo dessas tarifas pode ser sentido tanto nos preços quanto na oferta de produtos, especialmente entre marcas que dependem de fornecedores internacionais ou distribuem itens produzidos nos Estados Unidos. Como muitas peças vendidas no mercado brasileiro passam por centros logísticos ou de fabricação norte-americanos antes de chegar às prateleiras nacionais, os custos adicionais impostos por Trump tendem a ser repassados ao consumidor final.
Além disso, o encarecimento das importações pode forçar varejistas brasileiros a buscar alternativas menos competitivas em preço ou qualidade, afetando diretamente a variedade e o valor percebido dos produtos de moda disponíveis no país.
Fonte: Metrópoles