Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Brasil > Nova fabricante brasileira de aviões inicia projeto com motor híbrido
Brasil

Nova fabricante brasileira de aviões inicia projeto com motor híbrido

Redação
Ultima atualização: 22 de dezembro de 2023 às 16:07
Por Redação 3 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

Nova fabricante brasileira de aviões, a Desaer anunciou nesta semana o lançamento do projeto ATL-100H, uma aeronave com propulsão híbrida composta por dois turboélices convencionais e um par de motores elétricos.

O desenvolvimento da aeronave com motores elétricos auxiliares tem a colaboração da magniX, empresa com sede no estado Washington, nos Estados Unidos, e hoje uma das principais referências no desenvolvimento de motores elétricos específicos para a aviação.

“Quando iniciamos o projeto do avião híbrido, nós procuramos fornecedores que tivessem experiência em motores elétricos e encontramos a magniX, que é a empresa com o maior know-how nessa área. A magniX vai fornecer toda a parte da motorização elétrica para o ATL-100H, incluindo as baterias”, disse Evandro Fileno, CEO da Desaer, em entrevista ao CNN Brasil Business.

Fileno confirmou que o modelo híbrido terá a mesma capacidade do ATL-100, que é projetado para transportar até 19 passageiros ou 2.500 kg de carga e autonomia de voo na faixa dos 2.000 km.

“A grande diferença no modelo híbrido será a eficiência e o custo reduzido da operação. Esperamos que o ATL-100H economize entre 25% e 40% de combustível, dependendo do alcance da viagem.”

O motor elétrico proposto para equipar o ATL-100H é o magni350, de 469 cavalos de potência. Uma versão desse propulsor já foi testada em hidroaviões da Harbour Air Seaplanes, companhia aérea canadense que deve iniciar ainda neste ano o primeiro serviço de transporte comercial em aviões elétricos.

A magniX também participa do projeto Alice, da israelense Eviation, e está desenvolvendo um pacote de conversão com motorização elétrica para modelos Cessna Caravan.

Divulgação/Desaer

“As implicações da criação do ATL-100H são de longo prazo e terão um impacto positivo na sustentabilidade ambiental”, afirmou Simon Roads, chefe de vendas da magniX. “O ATL 100H e futuras versões permitirão aos operadores atingirem as metas de redução de emissão de carbono mantendo os baixos custos operacionais e flexibilidade de operação oferecidos pela família de aeronaves ATL da Desaer.”

De acordo com o CEO da Desaer, a apresentação do ATL-100H deve acontecer no prazo de 18 a 24 meses.

“A configuração do avião híbrido é quase a mesma do modelo convencional. Um projeto não atrasa ou inviabiliza o outro. Os dois projetos estão correndo lado a lado. No entanto, devido a maior complexidade do modelo híbrido e os processos de certificação, ainda não é possível anunciar datas sobre voo ou lançamento do produto no mercado.”

Fileno disse ainda que o desenvolvimento do modelo híbrido é um “trampolim” para a Desaer projetar uma aeronave totalmente elétrica. “Futuramente planejamos ter um avião totalmente elétrico, mas a tecnologia atual das baterias ainda não permite alcançar os requisitos de segurança e desempenho ideais. O modelo híbrido ajudará a Desaer a aprimorar essa área.”

Avião elétrico Desaer / Divulgação/Desaer

Fábrica em Araxá

Hoje baseada no polo aeronáutico de São José dos Campos (SP), cidade natal da Embraer, a Desaer em breve terá uma nova casa.

Em 2020, a empresa anunciou a escolha de Araxá, no interior de Minas Gerais, para abrigar sua fábrica, onde serão produzidos os modelos das séries ATL-100 e ATL-300. Segundo Fileno, a planta inserida no aeroporto Romeu Zema também contará com escritórios administrativos e de engenharia.

“A construção da fábrica em Araxá será iniciada neste ano. Tanto o ATL-100, como o ATL-300, serão produzidos numa cadência inicial de quatro aeronaves por mês”, prevê o CEO da Desaer.

  • 1 de 4 Desaer está desenvolvendo o ATL-100, um bimotor turboélice para uso comercial e militar Crédito: Divulgação
  • 2 de 4 O ATL-100 deve ter capacidade para 19 passageiros ou 2.500 kg de carga Crédito: Divulgação
  • 3 de 4 A sigla ATL é uma abreviação para “Aeronave de Transporte Leve” Crédito: Divulgação
  • 4 de 4 O ATL-100 poderá voar a velocidade máxima de 430 km/h (e cruzeiro de 380 km/h) Crédito: Divulgação

Você pode gostar também

Corpo de Juliana Marins, que morreu na Indonésia, chega a São Paulo

STF: Moraes vai relatar ação do governo Lula contra derrubada do IOF

‘Nunca pedi Pix nem anistia antes de ser condenado’, diz Lula em crítica a Bolsonaro

Queda de avião deixa 2 mortos no interior de São Paulo

Carona de Janja e Moraes na FAB vai parar no MPF

Redação 22 de dezembro de 2023 12 de fevereiro de 2022
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior Centro Pop amplia atendimento para os sábados em Macapá/AP
Próximo artigo Foto jornalista Alexandre Garcia O MILAGRE DAS ÁGUAS

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Ventania derruba telhado de posto de combustível em Santana/AP
Amapá
Dona Ruth, mãe de Marília Mendonça é vista aos prantos em restaurante após perder guarda de Léo
Fofocas e Famosos
Corpo de Juliana Marins, que morreu na Indonésia, chega a São Paulo
Brasil
STF: Moraes vai relatar ação do governo Lula contra derrubada do IOF
Brasil
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?