O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), de Porto Alegre (RS), informou que as comportas 1, 2, 4 e 6, localizadas no Cais Mauá, no centro da capital, começaram a ser reabertas nesta quinta-feira (3/7), após o nível do Guaíba baixar. Além do risco de inundação, o Rio Grande do Sul registra temperaturas abaixo de zero.
Segundo o órgão, a reabertura começou pela comporta 6, que dá acesso ao catamarã, transporte hidroviário que faz a travessia entre Porto Alegre e a cidade de Guaíba, às 6h. O trabalho deve se estender por pelo menos duas horas, tempo em que também serão abertas as passagens 1, 2 e 4.
Com a abertura das comportas, o catamarã também retomará a operação normal. Segundo nota enviada pela CatSul, empresa que opera o serviço, a tabela horária será cumprida normalmente, inclusive na parada do Pontal, na zona sul da Capital.
As comportas haviam sido fechadas na segunda-feira (30/7) devido ao aumento do nível do Guaíba, que chegou a atingir a cota de inundação, que é de 3 metros, e transbordar devido às chuvas que atingiram o RS nas últimas duas semanas. Nesta quinta, a medição feita pelo governo do estado indica que o nível do lago está em 2,64 m – abaixo da cota de inundação, mas acima da cota de alerta, que é de 2,30 m.
Nível do Guaíba
Em medição realizada às 6h, o nível do Guaíba estava em 2,64 m no Cais Mauá, 36 centímetros abaixo da cota de inundação. Quando as comportas foram fechadas, na segunda-feira, o nível estava em 2 m 79 cm.
Das 14 comportas existentes no sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre, três foram fechadas em definitivo e quatro, reformadas.
Outras sete têm obras em andamento: as passagens 8, 9, 10 e 13 serão fechadas em definitivo, enquanto as comportas 11, 12 e 14 serão substituídas por estruturas novas.
De acordo com o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone, o prazo para que as comportas 8, 9, 10 e 13 sejam fechadas em definitivo é de seis meses. As estruturas novas devem ser finalizadas em 10 meses.
Fonte: Metrópoles