Ao longo de cinco dias de uma megaoperação para combater o crime organizado, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná prendeu 271 pessoas e apreendeu 12,4 toneladas de drogas em todo o estado.
Realizada entre os dias 22 e 27 de julho, a Operação Sinergia II foi deflagrada como parte da Missão Paraná e teve como foco ampliar a presença do estado nas ruas e intensificar a repressão ao crime organizado. As ações foram planejadas a partir da análise de dados de inteligência, em diálogo com lideranças locais e entre as polícias de cada região.
Durante o período, as polícias do Paraná cumpriram 375 mandados judiciais, abordaram cerca de 30 mil pessoas, apreenderam 99 armas de fogo e 97 veículos. Outros 22 automóveis com registro de roubo foram recuperados. A operação também promoveu 72 revistas em unidades prisionais e 103 exames periciais.
Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), a ação teve atuação conjunta da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Civil do Paraná (PC-PR), Polícia Penal do Paraná (PP-PR) e Polícia Científica do Paraná (PCP).
De acordo com o secretário da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, os resultados refletem o modelo de segurança pública adotado pelo estado.
“Essa é a segurança pública que o governador Ratinho Junior defende: polícias integradas, atuação estratégica e presença firme do Estado. O Paraná tem um modelo próprio, que une inteligência, planejamento e força operacional para sufocar o crime organizado em qualquer região”, afirmou.
Fonte: Metrópoles