A nova campanha da marca de jeans American Eagle, protagonizada pela atriz norte-americana Sydney Sweeney — conhecida por interpretar Cassie na série Euphoria — vem sendo alvo de críticas nas redes sociais por seu conteúdo considerado “preconceituoso” e “insensível”. Como resultado da controvérsia, as ações da empresa subiram 20%, o que trouxe uma valorização de aproximadamente US$ 400 milhões, mas o slogan da campanha gerou fortes reações negativas.
Nas redes sociais, usuários fizeram acusações de eugenia e até de propaganda nazista.
“Sydney Sweeney tem bons genes”
O trocadilho “Sydney Sweeney has great jeans” (“Sydney Sweeney tem ótimos jeans”, em tradução livre) causou alvoroço. Internautas apontaram que a frase pode soar como uma referência à palavra genes, insinuando que a atriz teria “bons genes”. A própria American Eagle publicou um vídeo em que a frase aparece com a palavra genes, que é riscada e substituída por jeans. Na língua inglesa, as duas palavras, jeans e genes, são homófonas, ou seja, possuem a mesma pronúncia, mas com grafias e significados diferentes.
“Talvez eu esteja exagerando, mas focar uma campanha publicitária em uma mulher branca, loira e de olhos azuis dizendo que ela tem ótimos genes é estranho”, escreveu uma usuária. Para parte do público, a escolha linguística escorregou ao flertar com ideias ligadas ao eugenismo.
Acusações de eugenia e propaganda nazista
Críticas acusaram a marca de apologia à eugenia, conceito formulado pelo cientista inglês Francis Galton (1822–1911), que defendia um “melhoramento” genético humano por meio da seleção de traços físicos e comportamentais. A teoria foi utilizada por regimes totalitários no século 20, incluindo o nazismo, e também motivou práticas de esterilização forçada nos Estados Unidos.
A escolha da atriz reflete uma estratégia clara da American Eagle para se conectar com o público jovem que acompanha a carreira de Sweeney. A associação entre a campanha e o eugenismo se deu principalmente pelos traços de Sweeney, considerados eurocêntricos. Segundo críticos, isso reforçaria uma ideia problemática de beleza “ideal”. Até o momento, nem a marca e nem a atriz se manifestaram sobre a polêmica.
Fonte: Metrópoles