Macapá/AP. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (7/8), a Operação Sed Lex, com o objetivo de fiscalizar o funcionamento de cooperativas que estariam atuando ilegalmente na atividade de segurança privada, sem a devida autorização da Polícia Federal.
Durante a ação, foram fiscalizados diversos locais onde se constatou a prestação de serviços clandestinos de segurança em eventos sociais, praças e escolas públicas, realizados por cooperativas sem a devida autorização legal para exercer tal atividade.
A operação tem como foco o fortalecimento do setor de segurança privada regular, considerado atividade complementar à segurança pública, sendo essencial para a proteção da vida, do patrimônio e dos serviços públicos e privados, contribuindo diretamente para o bem-estar da sociedade.
A Polícia Federal adverte que qualquer serviço de segurança privada, ainda que desarmado, deve ser executado por empresas devidamente autorizadas, com Alvará de Funcionamento expedido pela Polícia Federal. O exercício da segurança privada por cooperativas está expressamente proibido por Lei Federal. A regularidade dessas empresas pode ser consultada no endereço eletrônico: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/segurança-privada/consultas-de-empresas-declarações.
Fonte: Gov.com