As inundações repentinas na província de Gansu, no noroeste chinês, deixaram ao menos dez mortos e 33 desaparecidos nesta sexta-feira (8/8), de acordo com os meios de comunicação estatais do país. As fortes chuvas e enchentes atingiram também a capital Pequim e diversas regiões do país asiático ao longo da semana.
“Desde 7 de agosto, chuvas torrenciais contínuas têm provocado enchentes súbitas”, relatou a rede nacional de televisão CCTV, especificando que “dez pessoas faleceram e 33 estão desaparecidas”.
Segundo a emissora, que pertence ao Estado chinês, o presidente Xi Jinping ordenou um “esforço absoluto” para resgatar as pessoas desaparecidas.
Fenômenos meteorológicos
Diante da frequência de fenômenos meteorológicos extremos, Xi ordenou a todas as regiões da China que redobrem os esforços para identificar os riscos, acrescentou a emissora.
Vídeos compartilhados por bombeiros na rede social Weibo mostram socorristas guiando pessoas através de águas cinzentas e turbulentas. Fotografias publicadas pelo governo de Gansu também revelaram ruas cobertas de pedras e lama.
Em Hong Kong, a chuva também deixou ruas alagadas, e, no Japão, autoridades japonesas pediram para que cerca de 500 mil pessoas deixassem suas casas após alertas de chuvas “sem precendentes” no país, segundo o governo japonês.
Fonte: Metrópoles