Homem mais rico do mundo, o bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), da SpaceX e da Tesla, fez críticas e acusações contra a Apple, outra gigante de tecnologia dos Estados Unidos, e afirmou que a empresa vem beneficiando a OpenAI, criadora do ChatGPT, na AppStore.
A App Store é a loja oficial da Apple para dispositivos iOS e iPadOS. Por meio dela, os usuários podem baixar e comprar aplicativos, jogos, músicas, filmes, livros e outros conteúdos digitais. Trata-se de um ecossistema digital por meio do qual a Apple gerencia a distribuição de softwares para seus dispositivos.
Em publicação em sua conta oficial do X, Musk afirmou ainda que o xAI, braço de inteligência artificial (IA) do antigo Twitter, deve tomar medidas legais cabíveis “imediatamente” contra a Apple.
“A Apple está agindo de uma forma que torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, chegar ao primeiro lugar na App Store, o que é uma inequívoca violação das leis antitruste”, acusou Musk.
Em outra mensagem, o dono do X indagou se a Apple estaria “fazendo política” ao supostamente não dar visibilidade aos seus produtos. Até o momento, a Apple não comentou oficialmente.
A xAI foi criada por Musk para reunir a equipe de IA do Grok (chatbot de IA do X) e do próprio X. A ideia do bilionário foi justamente concorrer com o ChatGPT, da OpenAI.
A Apple e a OpenAI têm uma parceria em torno de recursos de IA integrados para os modelos mais recentes do iPhone. Atualmente, o ChatGPT é o aplicativo gratuito mais baixado para iPhone nos EUA, à frente do Grok.
OpenAI responde
Em resposta às publicações de Elon Musk, o CEO da OpenAI, Sam Altman, com quem o dono da X mantém antiga rivalidade, minimizou os comentários e disse que sua empresa está preocupada no melhor desenvolvimento de seus produtos.
“Esta é uma afirmação notável, dado o que ouvi de alegações do que Elon faz para manipular o X para beneficiar a si mesmo e suas próprias empresas e prejudicar seus concorrentes e pessoas de quem ele não gosta”, escreveu Altman.
“A OpenAI vai apenas continuar focada em criar ótimos produtos”, concluiu.
Fonte: Metrópoles