A campeã olímpica Rebeca Andrade decidiu estender o período sabático iniciado após os jogos de Paris 2024 e não vai competir em 2025. O principal compromisso do calendário seria o Mundial de Jacarta, em outubro, mas a ginasta de 26 anos optou por priorizar a recuperação física e mental, com foco total na próxima temporada, período que inicia a disputa por vagas para as olimpíadas de Los Angeles, em 2028.
Agora, em entrevista ao ge, o treinador de Rebeca Andrade, Francisco Porath “Xico”, disse que apesar de não competir mais torneios em 2025, e ficar de fora do mundial de Jacarta, a preparação de Rebeca Andrade será mantida, visando a temporada de 2026:
“A gente optou por ela não competir este ano. Dentro do planejamento da Rebeca, este ano seria mais tranquilo. Ativo sim dentro do ginásio, manter a preparação física, a proteção articular de todo o corpo, que ela precisa, fisioterapia, dores crônicas que ela leva, e vai levar talvez até quando parar a ginástica”, iniciou o treinador
“É muito sacrifício. Vamos manter esse “destreinamento ativo”, que ela possa atender toda essa demanda fora do ginásio. Toda a equipe achou que não era o melhor momento para não tirar ela desse voo de cruzeiro que a gente tá, e tá indo muito bem. Aí sim em 2026 a gente tem compromissos muito importantes. Começa a valer a classificação olímpica”, afirmou o técnico Francisco Porath.
Na última terça-feira (12/8), a ginasta participou de uma palestra no Rio Innovation Week, e disse que não competirá mais provas no solo. Segundo a brasileira, o alto impacto da modalidade pode prejudicar sua preparação para os próximos mundiais.
“Tenho 21 anos de ginástica, é muito impacto. Foram cinco cirurgias no joelho. Parar de fazer solo vai me fazer continuar treinando por mais tempo. Isso é crucial para os próximos anos, temos pelo menos mais uma Olimpíada pela frente”, disse Rebeca.
Rebeca não compete desde o Campeonato Brasileiro de setembro de 2024. Neste período, conciliou treinos leves no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro, com compromissos comerciais e viagens.
Na Olímpiadas de Paris 2024, Rebeca conquistou quatro medalhas. Entre elas, o primeiro lugar no solo, seguida de Simone Biles e Jordan Chiles. Antes, havia conquistado o ouro na prova de salto e prata na individual geral durante os jogos de Tóquio 2020.
Fonte: Metrópoles