O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou que o muro na fronteira com o México fosse pintado de preto, com o objetivo de dificultar a entrada ilegal de imigrantes no território. O anúncio foi feito pela secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, na rede social X, nesta quarta-feira (20/8).
Segundo a secretária, os muros foram pintados de preto para que fiquem “tão quentes” a ponto de os imigrantes não tocarem no metal.
No X, a secretária afirmou que a crise de fronteira “não está apenas sob controle — ela foi eliminada”.
“Este muro faz parte da diferença. Alto demais para escalar. Estreito demais para passar. E agora, sob a orientação do presidente, ele será pintado de preto”, divulgou Noem.
Ainda segundo ela, “tão quente ao toque que imigrantes ilegais nem tentarão”.
“Este muro não funciona sozinho. Ele ajuda nossos agentes a fazerem seu trabalho. Ele serve como escudo e símbolo: um monumento ao compromisso inabalável do presidente Trump com este país e com a segurança do povo americano”, completou a secretária.
A publicação trouxe imagens do muro pintado, incluindo a secretária ajudando na pintura ao lado de outras pessoas.
Emergência de segurança pública
No dia 11 de agosto, o presidente declarou emergência de segurança pública em Washington D.C. e colocou o Departamento de Polícia Metropolitana sob controle federal. De acordo com a Casa Branca, os policiais federais efetuaram 45 prisões na noite dessa terça. Cerca de 1.650 policiais participaram das operações. Das prisões, 29 seriam de imigrantes sem documentos.
Fonte: Metrópoles