Guia completo sobre o enriquecimento ambiental para cães
Queremos garantir sempre o melhor para os animais de estimação. Pensando nisso, o enriquecimento ambiental para cães é uma das maneiras de manter os pets felizes e saudáveis.
Por isso, selecionamos algumas ideias de enriquecimento ambiental para cães que vão ajudar os pets a se sentirem mais confiantes e calmos em casa. Também falaremos da importância de um ambiente rico para eles. Continue lendo para saber mais.
O que é enriquecimento ambiental?
A principal ideia do enriquecimento ambiental para cachorro é fornecer um espaço com atividades próximas da natureza deles. São técnicas de desafios mentais e físicos que procuram entreter os cães, possibilitando que eles expressem seus instintos naturais.
Com um ambiente mais atrativo, o cachorro tende a querer interagir mais, praticando as atividades propostas. Os resultados são comportamentais e físicos, podendo ser notados rapidamente.
Por que o enriquecimento ambiental é importante?
Como os cães são animais sociais, eles precisam estar constantemente em contato com outros animais e pessoas. No entanto, nem sempre isso é possível.
Nesse caso, o enriquecimento ambiental para cães é ainda mais importante. Isso porque fazer a adaptação do espaço melhora não só o físico do pet, mas também o emocional, o que aumenta muito a qualidade de vida do animal.
Apesar de os cães precisarem de diferentes níveis de exercício no enriquecimento ambiental pet, todos exigem certo grau de estimulação. Não à toa, um cão entediado ou frustrado pode apresentar diversos comportamentos indesejados.
Pensando nisso, se não forem fornecidos os estímulos adequados aos cachorros, eles podem procurar por isso no ambiente humano. Nesse caso, rasgam sofás, destroem chinelos ou pegam qualquer objeto que encontrarem pela casa.
Forneça interação humana ao pet
Antes mesmo de pensar em enriquecimento ambiental, é imprescindível levar o cão para passear todos os dias e mantê-lo sempre em contato social com outros humanos e animais conhecidos.
Dependendo de como o pet gosta de brincar, existem muitas ideias de enriquecimento ambiental caseiro que garantem diversão aos animais. Jogar bola ou frisbee e brincar de cabo de guerra são alguns exemplos que podem ser adicionados na rotina.
Como fazer enriquecimento ambiental para cachorro
A principal forma de fazer isso é disponibilizar brinquedos de enriquecimento ambiental para cães. Alguns dos mais indicados são aqueles que exijam esforço para solucionar problemas, ou seja, itens interativos, que liberam petiscos.
É importante considerar o tamanho do pet ao decidir os melhores brinquedos de enriquecimento ambiental para cães.
Como dito, brinquedos interativos com petiscos são ótimas opções para cães, especialmente para aqueles que passam algum tempo sozinhos. Nesse caso, é importante mostrar como esses itens funcionam e usá-los algumas vezes com os cachorros até que eles se adaptem.
Outras alternativas são os tapetes para esconder ração e o comedouro em labirinto, que dificultam o acesso à comida. Bolas com petiscos também dão conta do recado. Por fim, um esconde-esconde de petiscos pela casa é mais uma forma prática de entreter o seu cachorro por muito tempo.
Se o brinquedo não tiver o atrativo da alimentação, a probabilidade de o cão não dar atenção e preferir morder ou rasgar utensílios domésticos é muito grande. Então, preste atenção nisso.
Cuidado com os ossos
Os ossos de roer também são ótimos para entreter os cachorros, especialmente porque esses objetos demoram para se desgastar. Se o seu pet fica muito tempo sem a sua presença em casa, você pode considerar o produto.
Porém, atenção: no momento de adquirir o osso artificial para cães, observe se o produto não solta fragmentos. Esses pedaços podem causar acidentes, como engasgo ou lesões, e até provocar o óbito do animal.
O mais indicado é contar com a recomendação de um médico-veterinário para escolher o item ideal.
Enriquecimento ambiental pode evitar mau comportamento
Como dito, a importância dos brinquedos vai muito além do entretenimento, principalmente para os animais que passam muito tempo sozinhos em casa. Eles podem aliviar a tensão e evitar ansiedade, fobias e agressividade nos pets.
Controlar esses maus comportamentos pode ser o principal objetivo de oferecer uma rotina mais dinâmica ao animal. Porém, vale lembrar que o enriquecimento também ajuda na saúde física e mental, além de prevenir condições graves a longo prazo, incluindo a Síndrome da Disfunção Cognitiva Canina.
Dicas extras
Outra dica necessária é deixar o espaço do pet o mais confortável possível e com alguns brinquedos disponíveis. Quanto mais atrativo estiver o local, maiores serão as chances de o animal se adaptar e se divertir.
Para evitar que o cachorro se canse dos brinquedos, faça um rodízio, alternando os produtos. Assim, ele sempre terá o aspecto da novidade, aumentando o interesse.
Por fim, mas não menos importante: cuidado com os petiscos ou guloseimas que você oferece ao pet para que ele não ganhe peso em excesso. Respeite a quantidade de comida diária indicada pelo médico-veterinário.
Fonte: petz