As grandes batalhas da vida ocorrem, principal e originalmente, no âmbito do ser, no íntimo, no cerne, nas profundezas da alma e nos vales abissais da vida. Se você quiser ser um verdadeiro vencedor, precisa querer vencer as batalhas do coração, aquelas silenciosas, que se processam insidiosamente nas profundezas do ser. É preciso lidar com os medos, fobias e temores.
Hoje há muitas pessoas com ideias obsessivas, pensamentos fixos sobre doenças, acidentes, assaltos, higiene e assim por diante. Trata-se de tragédias virtuais que nos fazem sofrer. Ansiedade é o sentimento típico de quem vive no futuro, preocupando-se com coisas que ainda vão acontecer. É uma perturbação com as coisas que ainda não são, é a angústia do que ainda não existe e o poder do que ainda não é. Parece que vivemos o tempo mais ansioso de todas as épocas. A indústria farmacêutica nunca vendeu tanto remédio para anestesiar a dor emocional das pessoas: calmantes, reguladores de humor, antidepressivos, ansiolíticos, sedativos e tranquilizantes. Há muita gente dopada vendo a vida passar.
A ansiedade, de fato, nos deixa muito cansados, e como diz Mark Twain: “passei por coisas terríveis em minha vida e algumas delas de fato aconteceram”. Olhos cansados raramente veem um bom futuro porque quando a fadiga entra, a fé sai. A impaciência é a filha do cansaço e a ansiedade filha da impaciência. O multimilionário Norvel Hayes diz que as pessoas podem sair de quadros de depressão e ou do negativismo somente se descansarem. O mandamento bíblico mais extenso é o que fala do descanso.
O sábado é tão importante porque pessoas cansadas são menos cuidadosas; perdem o discernimento; tomam decisões baseadas em circunstâncias temporárias; aumentam seus problemas e dramatizam suas lutas; pessoas cansadas são críticas, defensivas e negativas. Pessoas cansadas se inclinam para os problemas, pessoas descansadas para as respostas. A cura para a ansiedade é o descanso.
É preciso uma estratégia para conseguir se desconectar a fim de se recarregar, sair da pressão, não tomar decisões apressadas, cortar atividades e pessoas improdutivas, focar em tarefas importantes, priorizar suas responsabilidades, dizer não rapidamente, cultivar privacidade, fechar as portas, controlar interrupções e distrações. Portanto, bom descanso!