Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elita Nunes Melo, localizada na Zona Sul de Macapá, chegaram de São Paulo, onde participaram do Festival de Xadrez Open Infantil. Os estudantes, que viajaram acompanhados do professor Sandro Costa, coordenador do projeto Escola em Xeque, trouxeram experiências e aprendizados, na bagagem.
A aluna Yasmin Rafaele Lima, se destacou com a medalha de 7º lugar, no sub12 feminino, sendo a única amapaense a receber medalhar nessa categoria. “Estou muito feliz por ter conseguido essa medalha lá no Festival. Foi incrível para mim, ter a oportunidade de competir nacionalmente. Nos próximos torneios, espero conquistar mais medalhas”, disse a estudante do 5º ano.

O professor Sandro, ressaltou que a participação dos alunos no Festival, trouxe, além da medalha da Yasmim, muito aprendizado para ele e para os estudantes.
“Estamos com esse projeto de xadrez na escola desde 2017, e agora surgiu a possibilidade de viajarmos com as crianças para participação em torneios e festivais nacionais. Isso oportuniza a eles ganharem experiências para desenvolverem ainda mais as habilidades, e conquistarem medalhas”, pontuou o professor.
A classificação dos alunos da escola, no Festival, ficou assim: José Pietro Santos Pereira ficou em 23º lugar, Ronaldo Santos Carvalho Neto, em 32º lugar, ambos no sub10. A aluna Ayalla Xandrielly Nunes Borges ficou em 10° lugar, no sub 12 feminino; e Yasmin Rafaele Figueiredo Lima, em 7º lugar, também no sub12 feminino.

Clebson Pereira, pai dos alunos José Pietro e Ronaldo Neto, ambos de 10 anos, falou da participação dos filhos no torneio de xadrez.
“Eu viajei com meus filhos para o festival, e embora não tenham pontuado para ganharem medalhas, a participação no evento já valeu demais, porque os dois puderam experienciar um torneio nacional e realizarem trocas com outros jogadores”, destacou.
O diretor Alban Vilhena, da EMEF Elita Nunes Melo, explicou que o projeto atende os 350 alunos matriculados na escola, do 1º ao 5º, nos turnos da manhã e tarde. “O projeto ocupa o horário das atividades de recreação. São 50 minutos de aulas de xadrez, por dia, em cada turma”, disse o diretor.
Fonte: PMM