O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio do 3º Juizado Especial de Fazenda Pública de Macapá, sob a titularidade da juíza Thina Luiza D’Almeida, deu continuidade, nesta terça-feira (4), à sua quarta Semana de Conciliação Virtual de 2025. A ação é realizada em cooperação técnica com o Programa Conciliação Itinerante, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e conta com o apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Zona Norte de Macapá, além da participação da Procuradoria-Geral do Estado do Amapá (PGE-AP).
A iniciativa integra a programação da 20ª Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao todo, 50 processos estão pautados no decorrer da semana e foram distribuídos 10 para cada dia. A maioria dos casos envolve ex-servidores públicos que buscam o pagamento de verbas rescisórias. No dia anterior, o percentual de acordos realizados foi de 50%.
A supervisora do Programa da Conciliação Itinerante, Patrícia Andrade, demonstrou satisfação nos resultados alcançados:
“Foi um dia muito especial e produtivo, conseguimos alcançar 100% de acordos! Isso nos enche de alegria, porque é exatamente esse o propósito do Programa Conciliação Itinerante: levar a cultura do diálogo e mostrar que é possível resolver os conflitos de um jeito mais simples, rápido e, acima de tudo, mais humano”, declarou a supervisora.
As audiências acontecem de forma remota (on-line), por meio do link do Balcão Virtual da unidade (https://tjap-jus-br.zoom.us/j/5625346667), com possibilidade de atendimento semipresencial para aqueles que não têm acesso aos meios digitais. A iniciativa busca dar maior celeridade à resolução de processos e incentivar o diálogo e a conciliação entre as partes.

