Igreja da Venezuela e Assembleia de Deus do Brasil
1. Conselho Evangélico da Venezuela emite nota. O Conselho Evangélico da Venezuela (CEV) emitiu um comunicado público no domingo (4) dirigido às igrejas e fiéis do país, conclamando por serenidade e fortalecimento da fé diante dos recentes acontecimentos políticos.
A declaração surge em resposta aos eventos iniciados no sábado (3), quando o ex-presidente Nicolás Maduro foi capturado por forças dos Estados Unidos.
Como resposta espiritual ao período de instabilidade, a entidade anunciou a realização de uma “Semana de Jejum e Oração”, com encontros transmitidos por meios digitais, a partir daquela semana. A iniciativa do Conselho Evangélico da Venezuela contará com a participação de movimentos evangélicos de outros países da América Latina, segundo a organização.
No texto, o CEV expressou solidariedade à população venezuelana, “especialmente àqueles que experimentam sentimentos de medo e incerteza”. A entidade afirmou que permanece próxima do povo neste “momento delicado” e reafirmou seu compromisso de interceder pelos cidadãos e comunidades afetadas pelo contexto político e social atual.
A nota também reiterou a convicção do conselho na “soberania divina sobre os rumos da história”. De acordo com a declaração, a confiança em Deus é apresentada como a fonte de paz e estabilidade necessárias em meio às mudanças, sublinhando que os acontecimentos não estão “fora do controle divino”.
Ao final da mensagem, o Conselho Evangélico da Venezuela reafirmou sua missão de “anunciar o Evangelho” e contribuir para o bem comum, encerrando com um pedido por “sabedoria, equilíbrio e coragem” para enfrentar o momento atual. Fonte: https://noticias.gospelmais.com.
2. Desafios da Assembleia de Deus do Norte. Depois de mais de um século de sua fundação em Belém do Pará, Amazônia, Brasil, por meio dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, a Assembleia de Deus passa por um momento de profundas reflexões.
O estado do Pará é o epicentro da inquietação que acontece no âmbito das duas maiores convenções da denominação no país: CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, presidida pelo sulista Pastor José Wellington Junior, da AD Belenzinho/SP e a CADB – Convenção da Assembleia de Deus no Brasil, presidida pelo nortista Pastor Samuel Câmara, da AD Belém/PA.
Tudo começou no Pará. A Igreja AD de Belém, ligada à CADB, alugou o seu Centro de Convenções para o governo do estado no período da COP30, evento da ONU realizado na Cidade. Neste local foi realizado a Feira Cultural dos Municípios, quando foi surpreendida com a realização de danças folclóricas foram performáticas no local. As redes sociais viralizaram tal fato e integrantes da denominação ficaram incomodados.
Passado um pouco mais de um mês, também viralizou nas redes sociais o fato de o Pastor da AD de Marabá/PA e vice-presidente da COMIEADEPA, ligada à CGADB, ser flagrado tendo caso extra conjugal com a própria nora. A situação gerou repercussão na igreja em todo o país.
No estado do Amazonas, outro escândalo veio à tona pelas mídias sociais, pois um pastor e deputado federal da AD daquele estado foi acusado de adultério pela própria esposa, que é deputada federal pelo vizinho estado do Acre. Ainda, na CPMI do INSS, lideranças assembleanas amazonenses foram acusadas em rede nacional de comunicação de receber propinas.
No estado de Rondônia, a Assembleia de Deus pediu desligamento da CADB presidida pelo Pastor Samuel. De acordo com a liderança daquela igreja, o desligamento ocorreu devido à grande repercussão e decepção com o episódio referente à “violação de local sagrado”.
No estado do Amapá, algumas situações estão latentes, mas as lideranças convencionais estão gerindo tais fatos com discernimento e muita oração. Fonte: Internet.
3. Pastor Lourenço de saudosa memória. No último dia 8 de janeiro, se vivo, o Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues, pai do Pastor Besaliel Rodrigues, teria completado 79 anos de idade. Pastor Lourenço, como era conhecido, nasceu no Rio Grande do Norte em 08.01.1947 e morreu no Pará em 19.01.1998. Converteu-se ao evangelho e casou-se com Maria Soares no ano de 1970. Na vida secular era topógrafo da empresa EIT e atuou no sul do Pará, na região de Santarém. Lá, declinou da carreira secular e passou a desenvolver seu ministério pastoral nas seguintes localidades: Jacarecapá, Monte Alegre, Belterra, Baião, Afuá, Marapanim e Vigia. Na década de 1980, foi missionário na África. Faleceu há 27 anos.
O Pastor Lourenço Rodrigues teve com a Pastora Maria Soares quatro filhos: Besaliel, Bezaisilas, Ana Kelly e Lourenço Filho. Depois, ainda teve Rute e Noeme. Além de pastor, foi compositor, radialista, teólogo, missionário e profícuo escritor, autor de diversos livros: 1- Doutrinas da fé cristã; 2- Por que a igreja pentecostal cresce; 3- A origem das raças; 4- A besta e o nº 666; 5- Numerologia cristã; 6- Missões na igreja primitiva.
DESTAQUES DA SEMANA
1 – Conselho Evangélico da Venezuela emite nota orientando fiéis e a população.
2 – Assembleia de Deus de Daniel Berg e Gunnar Vingren passa por contratempos eclesiásticos.
3 – Pastor Lourenço Ferreira Rodrigues, um dos pioneiros da Assembleia de Deus do Norte.
GESTÃO
Utilidade Pública. O ano de 2026 começa, no Amapá, com diversos concursos: MP-AP, CTMAC e GCM.
Concurso do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) – A prova será no próximo domingo, dia 18 de janeiro. Trata-se de um concurso estadual, com dez vagas para a área administrativa. O salário é muito bom e há previsão de outros benefícios.
Concurso da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMAC) – A prova está marcada para o dia 1º de fevereiro, um domingo. Trata-se de um concurso municipal, com vagas para a área administrativa, voltada para o campo do trânsito urbano. O edital prevê salário e benefícios agregados.
Concurso da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) – A prova está marcada para o dia 1º de fevereiro, domingo. Trata-se de um concurso municipal com vagas para a área fim, carreira da segurança pública, com bom salário e benefícios.
No Amapá, quase não há concursos locais. Mas o Ministério Público e a Prefeitura da Capital estão possibilitando estas oportunidades imperdíveis. Aproveite!
ESPECIAL
Jurisprudência do Petróleo. Importância. O Direito do Petróleo é um ramo do Direito que se relaciona diretamente com a regulamentação da prospecção, exploração, produção e comercialização de hidrocarbonetos, com especial atenção ao papel do Estado, à soberania energética e à proteção do meio ambiente. Nesse contexto, as jurisprudências nacional e internacional são fundamentais para a interpretação das normas legais e para o aprimoramento das políticas públicas e das relações contratuais no setor petrolífero.
A jurisprudência internacional é um meio auxiliar importante, mas não uma fonte primária de direito nos tratados, conforme o Art. 38 do Estatuto da CIJ – Corte Internacional de Justiça, servindo para interpretar e aplicar as fontes principais (tratados, costumes, princípios gerais), mas ganhando força como fonte material ao uniformizar o entendimento e promover segurança jurídica, especialmente em tratados de direitos humanos, onde decisões de cortes como a da CIDH – Corte Interamericana de Direitos Humanos criam precedentes vinculantes para os Estados-partes.
REFLEXÃO
Exemplos de orações notáveis na Bíblia. A Oração do Pai Nosso. Mateus 6.9-13: “9. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10. Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 11. O pão nosso de cada dia nos dá hoje; 12. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; 13. E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”.
Esta prece possui todos os elementos de uma súplica completa, a saber: 1. “Pai nosso…”: Iniciar adorando (Berakah); 2. “que estás nos céus…”: Crer que Ele É o Único Deus; 3. “santificado seja o teu nome…”: Palavras de honra ao Deus Pai; 4. “Venha o teu reino…”: Reconhecer a ação de Deus; 5. “seja feita a tua vontade…”: Discernir e priorizar a vontade de Deus; 6. “O pão nosso de cada dia…”: Ser diariamente grato a Deus; 7. “E perdoa-nos… assim como perdoamos…”: Precisamos ter mais empatia pelas pessoas; 8. “E … livra-nos do mal…”: pedir proteção divina sempre; 9. “porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre.”: Encerrar glorificando e exaltando a Deus. Amém.
FICA A DICA
Legislação do Petróleo. Arcabouço jurídico. As normas inerentes ao Direito do Petróleo transitam em ambientes externos internos de um país. Assim, se terá tratados internacionais, dispositivos constitucionais e normas comuns versando sobre o Direito do Petróleo.
As normas internacionais abordam questões relacionadas ao petróleo, abrangendo desde a prospecção e produção do petróleo até aspectos de proteção ambiental, de diversificação e transição energética, sobre poluição por óleo, mudanças climáticas e acordos de colaboração entre países produtores e consumidores.
As principais normas internacionais sobre o petróleo são: a) Convenção da ONU sobre o Direito do Mar (CNUDM) de 1982; b) Lex Petrolea; c) Tratado da Carta da Energia; d) Acordos Bilaterais e Multilaterais de Investimento; e) Convenção Internacional sobre Preparo, Resposta e Cooperação em Caso de Poluição por Óleo (IOR); f) Acordo de Paris; g) Acordos de Unitização; h) Acordos Bilaterais; i) Tratado Global dos Plásticos; e j) Acordos da COP30. Iremos apresentar aqui um resumo breve de cada uma dessas normas.

