O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da Escola Judicial do Amapá (Ejap), iniciou nesta segunda-feira (2) o curso “Acessibilidade e Inclusão no Ambiente Jurídico”. A capacitação, promovida pela Escola, tem carga horária de 20 horas-aula e segue até o dia 28 de fevereiro por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Ejap, em formato totalmente virtual, autoinstrucional: modalidade de Educação a Distância (EaD) onde o aluno aprende no seu próprio ritmo, sem tutores ou professores em tempo real.
Voltado para magistradas, magistrados, servidoras e servidores do TJAP, o curso visa proporcionar a compreensão e aplicação dos princípios da acessibilidade e inclusão em suas práticas jurídicas.
Dividido em quatro unidades de estudo, o conteúdo reúne vídeos, textos e questões de múltipla escolha.
Temas importantes e atuais serão abordados como: os conceitos fundamentais de acessibilidade e inclusão, trajetória histórica da Pessoa com Deficiência (PcD), definições de deficiência, como se deve designar o público PcD, estratégias para promover a acessibilidade no atendimento jurídico, os movimentos sociais das pessoas com deficiência e os avanços na legislação brasileira. Assuntos pertinentes que tornam o sistema jurídico sem obstáculos para todas as pessoas.
A formação é ministrada por um corpo docente especialista nas respectivas áreas temáticas, com conhecimentos teóricos e práticos atualizados, com a contribuição de uma abordagem interdisciplinar e crítica, ambas inseridas em temas que garantem o acesso efetivo á justiça e igualdade de direitos.

