O Catar afirmou nesta terça-feira (24) que não atua como mediador direto entre os Estados Unidos e o Irã, mas apoia todos os canais diplomáticos formais e informais para pôr fim à guerra, disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores do país.
O presidente Donald Trump afirmou na segunda-feira (23) que os EUA mantiveram conversas com o Irã e que os dois lados tinham “pontos importantes de acordo”.
O governo de Teerã, no entanto, negou que qualquer negociação tenha ocorrido.
O Catar tem mantido contato próximo com Washington, buscando uma resolução diplomática para a crise, disse o porta-voz do ministério, Majed Al Ansari, em coletiva de imprensa em Doha.
“Estamos em contato próximo com a administração dos EUA sobre isso. Eles decidiram ir à guerra de acordo com parâmetros que consideram relacionados à segurança regional”, afirmou.
“Essa é a avaliação deles. Estamos trabalhando muito próximos para buscar uma forma de desescalada, encontrar uma saída para a crise e impedir ataques aos nossos países.”
Egito, Paquistão e Turquia também têm participado de esforços de mediação para reduzir a tensão na guerra entre EUA e Israel contra o Irã, que tem afetado o fornecimento global de energia.
“Temos dito desde 2023 que uma escalada sem controle na região levará não apenas a um efeito dominó regional, mas a uma guerra total que nos envolverá a todos, e é exatamente isso que estamos vivendo agora”, acrescentou Al Ansari.
Fonte: CNN Brasil

