O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou neste domingo (11.jul.2021) que antecipará em 26 dias a vacinação completa de adultos no Estado. Todas as pessoas maiores de 18 anos irão receber a 1ª dose da vacina até 20 de agosto.
“Hoje é um dia de alegria, um dia de esperança. Porque não é fácil, em um país cercado pelo negacionismo, você antecipar a vacinação, concluir o processo vacinal, atender a demanda da população e fazer o que tem que ser feito“, disse o governador. Eis a íntegra do cronograma (174 KB).
No último informe, feito em 13 de junho, o governo de SP anunciou que planejava vacinar todos os adultos até o dia 15 de setembro. A nova antecipação ocorre porque SP adquiriu 4 milhões de doses extras da CoronaVac. O imunizante é desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
“Certamente o Ministério da Saúde será impulsionado por essa decisão do Estado de São Paulo a trazer mais vacinas e disponibilizar no Programa Nacional de Imunização, para que todos os outros brasileiros possam trazer a vacina no braço”, prosseguiu o governador.
A vacinação de adolescentes começará em 23 de agosto. Todas as pessoas de 12 a 17 anos serão vacinadas até 30 de setembro. Gestantes e adolescentes com deficiência ou comorbidades serão imunizados entre 23 de agosto e 5 de setembro.
Atualmente, 21,4 milhões de pessoas foram vacinadas em SP com a 1ª dose e 6,4 milhões tomaram as duas. Pessoas imunizadas com vacina de dose única somam 738 mil.

