Nessa sexta-feira (23), um dos investigados na Operação Queda da Bastilha, Ryan Richelle dos Santos Menezes, o “Tio Chico”, 29 anos, foi transferido para a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Tio Chico é considerado o principal líder entre as organizações criminosas instaladas no Amapá, o criminoso deixou o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) sob forte esquema de segurança em direção à Polícia Técnico-Científica (Politec) onde passou por exame de corpo delito. Às 12h38 ele deixou a sede da Politec e foi escoltado acompanhado de uma gigantesca escolta de policiais penais até o aeroporto internacional de Macapá.
A defesa do traficante foi contra a transferência dele para Mossoró alegando que ele sofre de depressão e tuberculose, e que o estado de saúde dele requer cuidados, porém exames teriam comprovado que a doença está sob controle.
A transferência de Tio Chico para a Penitenciária de Mossoró foi possível através de pedido do Iapen à Vara de Execuções Penais do Estado, sendo que o procedimento inicial foi feito com intermediação do Gaeco que alegou que o traficante tem status de líder máximo dentro da facção, considerado a “voz maior”, e que desde que o criminoso foi preso em Mato Grosso e trazido para o Amapá ele acirrou a rivalidade entre os grupos adversários no tráfico de drogas.

