Moradores de Guarapuava, na região central do Paraná, viveram momentos de terror durante a noite de domingo (17) e madrugada desta segunda-feira (18). Um grupo fortemente armado tentou assaltar uma empresa de transporte de valores.
Os criminosos atacaram um batalhão da Polícia Militar paranaense, colocaram fogo em veículos para cercar os policiais e fizeram reféns. Ao menos cinco pessoas ficaram feridas.
Ameaçadas com fuzil, as vítimas foram obrigadas a fechar os acessos da cidade. Durante o assalto, houve reação da PM, que gerou um grande confronto armado na região.
Segundo informações do governo local, o Exército foi acionado e vai reforçar a segurança no local.
Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira era possível ver blindados das Forças Armadas circulando no local. Os suspeitos conseguiram fugir, por volta das 5h45, em direção ao interior do estado.
A ação lembra outro assalto ocorrido no estado vizinho, em 2020. O ataque a uma agência do Banco do Brasil gerou terror entre os moradores de Criciúma, em Santa Catarina, na madrugada do dia 1º de dezembro. De acordo com autoridades, foi o maior roubo da história do estado.
Uma quadrilha formada por 30 criminosos trocou tiros com policiais, fez reféns e deixou diversas notas de dinheiro espalhadas pelas ruas. Os bandidos chegaram em 10 carros, por volta da meia-noite. Eles entraram na agência bancária com 30 quilos de explosivos. Moradores da região relatam que os ladrões estavam armados com fuzis e outras armas de grande porte, atirando para cima.
Antes de fugir, a quadrilha deixou diversas cédulas espalhadas por uma rua da cidade. Vídeos mostram o momento em que moradores aproveitaram a situação para pegar o dinheiro. Quatro homens foram detidos pelo furto das notas. Eles foram encontrados com mais de R$ 810 mil em um apartamento.

