Messias Machado Barbosa, de 31 anos, acusado da morte de Thayla Cristina Ferreira de 1 ano, está sendo julgado nesta nesta quinta-feira (19) pelo Tribunal do Júri de Macapá.
O julgamento de Messias marca o retorno das sessões do júri e integra o calendário de retomada gradual das atividades presenciais da Justiça amapaense e tem como prioridade o julgamento de processos com réus presos. Seguindo todos os protocolos de segurança em face da pandemia da Covid-19, a Unidade agendou para o mês de agosto três júris populares.
Segundo a magistrada Lívia Cardoso, “a retomada do júri presencial funcionará apenas com a presença das pessoas autorizadas, como os jurados, testemunhas e as partes. A unidade irá obedecer aos protocolos sanitários devido à COVID-19, com divisórias no plenário e no refeitório”, informou.
Cerca de 25 jurados participarão do sorteio e apenas sete ficarão na sessão compondo o conselho de sentença, estes irão receber máscaras N95 e poderão usar óculos de proteção ou face shield (conforme sua preferência), e manterão o distanciamento de 1,5 metros entre si. Na entrada do plenário, que ficará fechado para o público, foi instalado um totem de álcool em gel para higienização das mãos.
Crime
De acordo com a investigação feita pela Delegacia de Homicídios, após receber a notícia do término do namoro, foi até a casa da mãe da menina, entrou sem consentimento dos familiares e num momento de distração levou a menina, que foi encontrada horas depois sem vida.
O acusado confessou o crime na delegacia e segundo declarou na época, os dois ainda estavam namorando e ele deixou a criança sozinha em uma área de mato motivado por ciúmes.

