Nesta segunda-feira, 16, a Polícia Federal deflagrou uma operação chamada ‘Operaçã Ateliê’ para colher provas de suposto cometimento de crimes de corrupção, tráfico de influência, advocacia administrativa e associação criminosa, praticados por integrantes da OAB de São Paulo.
A ação é desdobramento de outra operação deflagrada em 2020, após o recebimento de uma denúncia de um advogado pelas autoridades.
A Polícia Federal comenta que “Com o avanço das investigações, foi possível verificar a verossimilhança dos fatos alegados, sendo constatado que o grupo solicitou contrapartida financeira para atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP e encerrar processos disciplinares em tramitação naquele Tribunal, bem como retirá-los de pauta”, diz.
A PF também afirma que já possui “indícios da prática dos crimes investigados, a existência de outros casos aparentemente análogos ao caso denunciado, bem como indícios da participação de Conselheiro Federal da OAB (atualmente licenciado da função) no esquema criminoso” revela. A ação cumpre seis mandatos de prisão em três municípios e dois envolvidos foram cautelarmente afastados de suas funções na Ordem dos Advogados do Brasil.

