Neste fim de semana, a Polícia Civil do Amapá, por meio do Ciosp de Oiapoque, prendeu 8 pessoas durante a “Operação Hórus”.
Na sexta-feira, 9, uma mulher de 37 anos foi presa em flagrante por crime de contrabando tentado. No quarto de um hotel onde a mulher estava hospedada, os Policiais encontraram um gericano contendo 187 caixas de vários medicamentos e 36 ampolas de antimoniato de meglomina. A mulher confessou que não tinha nota fiscal e/ou documentos dos órgãos competentes que comprovassem a origem lícita e que sua intenção era comercializar as medicações na Guiana Francesa, em garimpos clandestinos. Estima-se que as medicações tenham um valor aproximado de mais de R$ 5 mil.
Os Policiais Civis também atuaram junto com a PRF nas fiscalizações dos veículos e passageiros.
No sábado, 10, os Policiais Civis realizaram patrulha fluvial junto com a Polícia Francesa e prenderam quatro homens que promoviam a migração ilegal de cubanos e haitianos do Suriname e da Guiana Francesa, para o Brasil, através da fronteira de Oiapoque.
Segundo o Delegado Charles Corrêa, entre os presos, está um homem de 46 anos, acusado de ser um dos maiores coiotes da região e traficante internacional de drogas, que, inclusive, abastece as organizações criminosas do Amapá.
“Ele não foi preso com drogas, mas foi preso por migração ilegal, atentado contra a segurança no transporte fluvial e marítimo, descaminho e tráfico internacional de um carregador de arma de fogo. Apreendemos duas embarcações, três motores de popa e 26 mil euros em espécie, o que estimo ser um prejuízo de cerca de R$ 350 mil para as organizações criminosas da fronteira”, disse Corrêa.
No domingo, 11, durante diligências na área rural de Oiapoque, os Policiais Civis prenderam três homens em flagrante por crime ambiental. De acordo com o Delegado, eles estavam explorando economicamente as florestas sem a devida autorização legal, através de cortes de árvores com motosserra de origem estrangeira, com a finalidade de produzir carvão em dois fornos.

