O jovem Rafael Almeida de Brito, de 18 anos, investigado por crimes como roubo, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, segundo a polícia, morreu em confronto com militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) no início da noite de sábado (30), na Zona Norte de Macapá.
O tiroteio aconteceu numa área alagada de periferia na Travessa Carlos Almeida de Souza, no bairro Jardim Felicidade 1. A polícia chegou ao local após denúncia anônima de que integrantes de uma facção criminosa estavam “comemorando” o sucesso de um roubo realizado.
O Bope foi acionado e ao chegar no local em área de ponte confirmou a situação. Ao avistarem os policiais, os suspeitos teriam atirado contra eles para facilitar a fuga. Os militares revidaram aos disparos e atingiram Rafael, conhecido como “stinker”, que morreu no local.
Uma equipe do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas constatou a morte do jovem. Após a situação, o Bope identificou que os familiares dele também são envolvidos em crimes e integram um grupo que realiza roubos e furtos na região.
Com Rafael, os militares encontraram um revólver calibre 22 com numeração raspada que foi entregue no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).