Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Internacional > Sem ar e sem furos: os pneus do futuro estão chegando
Internacional

Sem ar e sem furos: os pneus do futuro estão chegando

Redação
Ultima atualização: 12 de janeiro de 2024 às 16:06
Por Redação 4 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

O pneu é um dos itens de segurança mais cruciais de um carro. Sua invenção e uso em larga escala, ainda no século XIX, precederam o surgimento do próprio automóvel.

E, se depender de algumas empresas, dá para evoluir ainda mais e criar pneus que não possuem ar ou que furam e não precisam de reparos.

Evolução do pneu

No início, o pneu era utilizado como alternativa a rodas maciças de borracha ou madeira utilizadas em carroças e bicicletas. Como fazia uso de uma câmara interna de ar, era mais flexível e confortável de rodar. Ao longo dos anos, o pneu, como o conhecemos hoje, foi se formando.

Primeiro, veio o processo de vulcanização, onde a borracha era cozida a altas temperaturas com enxofre, mantendo as propriedades elásticas, mas aumentando a resistência e a durabilidade.

A estrutura também se modernizou com a adoção de lonas e nylon para reforçar a carcaça e nem a câmara de ar é mais necessária atualmente.

Apesar de mais de um século de história, o pneu ainda não é um artefato livre de inconveniências. Basta um prego ou objeto cortante ir de encontro a ele e você se encontrará o carro parado no acostamento.

Dependendo do estrago, é preciso até comprar um novo. Se não, uma visita ao borracheiro é o mínimo que será necessário.

Pensando nisso, algumas fabricantes já começaram a mostrar um pouco do que podemos esperar no futuro, que reserva um pneu completamente diferente para nós.

Sem furo: a Pirelli mostra o que já pode ser feito hoje

 

Atualmente já existem alguns pneus que prometem rodar mesmo após furos. São chamados de “run flat”. Eles possuem uma estrutura reforçada que os permite permanecer em movimento mesmo sem ar. No entanto, eles não eliminam a necessidade de reparos posteriores. Mas a Pirelli promete mudar isso.

A empresa acabou de apresentar ao mercado brasileiro três novos pneus das famílias Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT. Elas abrangem desde hatches compactos a SUVs com rodas de 16 a 19 polegadas de diâmetro. Neles, a Pirelli oferece a tecnologia Seal Inside, adicionando de 10% a 15% ao valor do pneu convencional.

Com o Seal Inside, o pneu traz uma massa vedante na parte interna. Segundo a Pirelli, ela é capaz de vedar furos de até 4 mm de diâmetro, como um prego, por exemplo, com o carro em movimento. Além de não precisar parar para reparos, o pneu não chega nem a perder pressão.

Sem ar: o conceito Uptis da Michelin

 

Mesmo que se elimine as dores de cabeças com furos, os pneus modernos ainda possuem quase que as mesmas inconveniências do passado, pois ainda é necessário ter ar dentro deles. Isso exige a calibragem periódica e, sendo basicamente um balão reforçado, os pneus ainda não são imunes à perda de pressão.

Em 2019, a Michelin apresentou o conceito Uptis, um pneu completamente sem ar. Ele é um conjunto que substitui a dupla roda e pneu, e sua rigidez não é determinada pela pressão de ar interna ou da resistência de sua estrutura externa, mas, sim, por raios. Com isso, elimina-se a necessidade de calibração ou a perda de pressão após avarias, pois não há a exigência de se manter ar dentro.

O Michelin Uptis ainda possui uma banda de rodagem convencional, mas as laterais são vazadas. A sustentação se dá por lâminas resistentes de fibra de vidro cobertas por borracha, que tornam a peça bastante flexível. Elas também atuam como uma segunda “camada” de amortecimento, auxiliando a suspensão.

Segundo a Michelin, o foco do Uptis é a sustentabilidade. A empresa diz que a novidade demanda menos borracha para ser produzida. A estimativa da marca é de que ele dure até três vezes mais do que um pneu comum. Por ser mais resistente, as trocas de pneus seriam menos frequentes, o que resultaria em menos material descartado no meio ambiente.

Desde 2019, a Michelin tem uma parceria com a General Motors, que está testando e desenvolvendo o Uptis utilizando um Chevrolet Bolt. A previsão mais recente é a de que esse novo pneu seja lançado comercialmente em 2024.

Você pode gostar também

Powerball chega a R$ 9 bilhões e faz história nesta noite (22)

EUA interceptam terceiro navio petroleiro perto da Venezuela, dizem agências

Governo Trump planeja ampliar repressão à imigração em 2026: ‘Os números vão explodir’

Caças dos EUA sobrevoam região a poucos quilômetros da capital da Venezuela, aponta radar

Brasileira que estava desaparecida na Romênia morreu atropelada

Redação 12 de janeiro de 2024 31 de outubro de 2021
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior A FOME
Próximo artigo Consultas urológicas caem na pandemia e sociedade alerta população

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Prazo para inscrições para o Concurso da Guarda Municipal e CTMac é prorrogado
Amapá
“Vamos fazer o impossível para trazer o hexa para o Brasil”, promete Neymar
Esportes
Dado Dolabella se envolve em acidente de trânsito em SP e é acusado de fuga
Entretenimento
Governo de PE cancela show de MC Daniel em Noronha após polêmicas
Entretenimento
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2025. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?