Nesta quarta-feira (25), um criminoso identificado como Mateus Costa dos Santos, 29 anos, fez de uma aluna refém na quadra do refeitório da Escola E.E. Cívico-Militar Profº Nilton Balieiro, no bairro Marabaixo 3, na zona oeste de Macapá.
De acordo com o capitão Campelo, do Batalhão de Força Tática, o bandido invadiu a escola após ser perseguido por populares. Com uma faca nas mãos, ele teria tentado cometer um roubo na comunidade, mas a ação criminosa teria sido frustrada pela população que se revoltou a passou a tentar capturá-lo.
Ao perceber o iminente perigo, o criminoso acessou o interior da escola, usando o portão de entrada, passando entre os alunos que naquele momento saíam do horário de aulas.
Mateus caminhou por corredores até ao refeitório, onde alguns alunos estavam sentados, conversando, e armado com uma faca usou a aluna da escola como escudo humano, ameaçando-a de morte, caso alguém se aproximasse.
Uma equipe do 8° Batalhão da Polícia Militar atendeu a ocorrência, seguida de equipes do Força Tática e Rotam-Bope.
As negociações foram feitas com o homem até que ele aceitou se entregar: deitou com a refém por cima dele, soltou a arma e em seguida a soltou.
A aluna não sofreu nenhum ferimento. E o criminoso foi conduzido para o Ciosp do Pacoval, onde foi apresentado ao delegado de plantão.